UFPI lança na sexta livro "Serra da Capivara: A Surpresa do Século"

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 23/05/2023 08h55, última modificação 23/05/2023 08h56
O trabalho é o primeiro da área a reunir todos os documentos relacionados ao parque

Coração cultural da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Espaço Rosa dos Ventos tem sido palco de importantes atrações e eventos culturais de âmbito estadual e nacional. Além disso, tornou-se um ambiente estratégico para o lançamento de livros como forma de divulgação do conhecimento científico. Nesse sentido, a UFPI promove nesta sexta-feira (26), em ato solene na Galeria de Artes do espaço, às 10h, o lançamento do livro “Serra da Capivara: A Surpresa do Século”. 

 

A partir da primeira fotografia de uma pintura rupestre conhecida por Niéde Guidon, em 1963, a obra apresenta a história da criação do Parque Nacional da Serra da Capivara. O trabalho é o primeiro da área a reunir todos os documentos relacionados ao parque e a articular uma organização cronológica, espacial e social dos acontecimentos históricos do local.

 

A ideia de produzir o livro surgiu após uma viagem de quatro dias da autora, Edna Bugni, à São Raimundo Nonato, em 2012, ocasião em que ela pôde conhecer de perto as belezas, curiosidades e individualidades oferecidas pelo parque. A partir disso, Bugni iniciou uma série de pesquisas, leituras e coletas de materiais que pudessem lhe servir de respaldo para a elaboração do projeto. Desde então, a autora tem realizado diversas viagens à região e percorrido todos os cadernos de campo das 22 missões arqueológicas realizadas ao longo de décadas no parque.   

 

Segundo a autora, a obra busca trazer diversificadas visões da história do parque, contemplando não somente a área de ciências antropológicas, mas todos os aspectos que envolvem o recinto. “Além de mostrar a perspectiva histórica e cronológica dos fatos, o livro também leva em conta a inter-relação com a comunidade local, pois a chegada de pesquisadores na região durante a década de 70 provocou uma transformação profunda e definitiva. A partir da leitura do livro é possível compreender como as coisas foram acontecendo. É uma leitura fundamental para historiadores, estudantes da área de Ciências da Natureza, turistas que visitam o parque e interessados em arte rupestre”, enfatizou Bugni.

 

É importante destacar que a UFPI, através do seu Núcleo de Antropologia Pré-histórica NAP, foi a primeira instituição parceira das pesquisas na Serra da Capivara, em meados da década de 1970.

 

..............................................................

 

Fonte: UFPI

Imagem: Divulgação UFPI

Edição: Site TV Assembleia