Socioeducando do CEM está na lista de espera da Uespi

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 18/03/2023 09h12, última modificação 18/03/2023 09h12
Na estrutura do Centro funciona uma escola e todos os adolescentes são matriculados na Educação de Jovens e Adultos

A equipe técnica e os socioeducandos do Centro Educacional Masculino estão animados com o resultado conquistado por um dos internos que está na lista de espera para ser chamado para o curso de Geografia na Universidade Estadual do Piauí (Uesou). O aluno está bem colocado na lista de espera e pode ser o primeiro a ser aprovado em uma universidade pública.

 

O futuro estudante da Uespi, J.E, de 19 anos, concluiu o ensino médio em 2022, já na instituição. A coordenadora Técnico-Pedagógica do Centro Educacional Masculino (CEM), Kelma Fabiana, explica que os socioeducandos têm aulas regulares na instituição.

 

“Dentro do CEM funciona uma escola, que é anexo do CEJA-Cláudio Ferreira, e todos os adolescentes estão matriculados na Educação de Jovens e Adultos. As aulas acontecem três vezes por semana na escola, porque dividimos por alas e, nos outros dois dias, quando necessário, o professor faz atendimento individualizado.

 

Kelma destaca ainda que a Secretaria de Assistência Social (Sasc) tem parceria com a Secretaria de Educação, e os professores, além do material didático e metodologia tradicional, também trabalham projetos diferenciados, com equipes multidisciplinares, para incentivar os estudantes.

 

“Trabalhamos sempre com projetos. Agora mesmo tivemos o projeto Papo Legal, que trabalhou as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)”, complementa a coordenadora.

 

Este não é o primeiro aluno da instituição a conseguir aprovação, já que outros dois adolescentes foram aprovados, sendo um para Administração e um para Contábeis. “A diferença é que os outros dois passaram em faculdades particulares e este é o primeiro que consegue ficar na lista de espera [de uma pública] e eu acredito que ele será chamado para a Uespi. A gente sabe que quando se fala em se classificar para uma universidade pública é um pouco mais complexo. Estamos todos felizes e ele está de parabéns por ter conseguido esta conquista”, comemora ela.

 

J.E. está muito feliz com esta possibilidade de mudança de futuro e se diz grato a todos da equipe do CEM que o incentivaram durante todo o processo. “Tive ajuda de todos os professores que aqui trabalham, sempre me incentivaram muito. Tive a orientação da coordenadora e pedagoga, Kelma Fabiana, que me ajudou desde a inscrição até a escolha do curso e me orientou na escolha desta licenciatura. A prova foi bem difícil, tinha muitos textos, mas me mantive calmo e fiz com cuidado”, contou J.E.

 

Cursos profissionalizantes


Os internos do CEM participam ainda de cursos profissionalizantes. A Sasc, por meio da Superintendência do Trabalho, Renda e Inclusão Social, está com turmas do Qualifica Piauí na instituição, oferecendo cursos de Informática Básica e Técnicas de Vendas.

 

..............................................................

 

Fonte: Sasc

Imagem: Reprodução

Edição: Site TV Assembleia