Rafael Fonteles busca inovações para educação e tecnologia na Austrália

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 19/03/2024 15h27, última modificação 19/03/2024 15h27
Reunião com o professor Bernardo Nunes discute potenciais de cooperação para o ensino de inteligência artificial.

Nesta terça-feira (19), o governador Rafael Fonteles iniciou agenda durante a tarde, na cidade de Sydney, Austrália, com uma reunião de trabalho com o professor Bernardo Nunes, da Universidade Nacional da Austrália. Ele é reconhecido como um grande educador e pesquisador no campo educacional e tecnológico.

Durante o encontro, o governador Fonteles discutiu formas de aprimorar os programas de aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino do Piauí especialmente nas áreas relacionadas à inovação e inteligência artificial, numa cooperação com a Secretaria de Educação nos programas de melhoria dos aprendizados dos alunos especialmente nas áreas ligadas à tecnologia da informação.

A cooperação vai permitir um ensino tecnológico ainda mais eficaz para a rede pública. A expectativa é que a parceria resulte em iniciativas transformadoras que impulsionem a educação no estado do Piauí e promovam o desenvolvimento de habilidades na era da tecnologia da informação e inteligência artificial. "O professor vai nos ajudar nos nossos programas de melhoria de aprendizagem dos alunos, principalmente nas áreas que envolvem a tecnologia da informação. Bons frutos para aperfeiçoar a educação piauiense", aponta Fonteles.

O professor Bernardo, que é brasileiro, explica que é preciso estreitar relações. "O próximo passo é construir colaborações entre o Piauí e a Universidade da Austrália. Desta forma, podemos capacitar professores e entender a situação das escolas e do ensino piauiense para construir políticas públicas de impacto para o desenvolvimento da educação", considera.

Além da presença do professor Bernardo Nunes, a reunião também contou com a participação do cônsul-geral do Brasil em Sydney, o embaixador Jorge Kadri, fortalecendo os laços diplomáticos e colaborativos entre o Piauí e a Austrália.

reuniao com bernardo nunes8.jpg

Sobre o professor Bernardo Nunes

O professor Bernardo Nunes é bastante prestigiado por trabalhar na área de computação e inteligência artificial. Em 2023, ele recebeu o prestigiado prêmio ANU Vice-Chancellor's Award for Teaching Excellence, o mais alto reconhecimento de educação da Universidade Nacional da Austrália. O prêmio foi recebido pelo brasileiro em razão do estudo acadêmico: “filosofia de ensino centrada em metodologias ativas com foco na inovação e qualidade”.

Bernardo Pereira Nunes possui graduação em Engenharia da Computação (2006), mestrado em Informática (2009) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com período sanduíche na Leibniz Universität Hannover (2014).

Atualmente, é Vice-Reitor e Professor Sênior na Faculdade de Engenharia, Computação e Cibernética da Australian National University - ANU. É reconhecido por ter criado o "Escape Room" da ANU para avaliar a compreensão dos alunos sobre conceitos avançados de computação e reintroduzir a colaboração presencial após a pandemia. A plataforma foi um sucesso e está em fase de expansão.

..............................................................................................

Fonte e Imagem: Redação CCom

Edição: Site TV Alepi