Programa vai enfrentar desnutrição infantil no Piauí

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 11/06/2024 08h25, última modificação 11/06/2024 08h25
Reportagem da TV Assembleia explica como funcionará essa iniciativa do governo estadual.

O Governo do Estado do Piauí lançou, na segunda-feira (10), no Palácio de Karnak, o Programa Estadual de Enfrentamento à Desnutrição Infantil e de Fortalecimento da Proteção Social , que terá, inicialmente, a adesão de 50 municípios do Piauí. O programa tem duração de cinco anos e faz parte do projeto Pilares do Desenvolvimento Humano, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para impulsionar áreas de vigilância em saúde, proteção social e serviços de emprego no estado. U$62,5 milhões serão investidos no projeto, sendo U$4,5 milhões para retirar 13 mil crianças, de 0 a 6 anos, da situação de desnutrição.

O programa será executado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) e os 50 municípios. Na solenidade, Rafael Fonteles assinou o Termo de Cooperação Técnica com a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, representando os demais gestores. O programa é aberto para que outros municípios possam aderir.

Segundo a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), 13.024 das 305.948 crianças do Piauí com idade de zero a seis anos sofrem com a desnutrição. O plano envolve diretamente os agentes comunitários de saúde, equipes de saúde da família, técnicos dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e equipes municipais do programa Criança Feliz. A força-tarefa possibilitará também a articulação com programas da agricultura familiar e de fomento ao empreendedorismo.

Confira mais informações nessa reportagem da TV Assembleia

..............................................................................