Professores de Teresina participam de cursos livres de Educação Especial

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 20/03/2024 09h43, última modificação 20/03/2024 09h43
“Desenvolvimento Infantil e Inclusão” é o primeiro curso.

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Educação (Semec), está ofertando, na área da Educação Especial, cursos livres para professores regulares que atuam nas unidades de ensino da rede pública da capital piauiense, o que vai refletir, junto com a atuação do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na inclusão efetiva do aluno com deficiência na sala de aula.

“É um momento histórico para a Semec, o primeiro passo para uma grande formação inclusiva que nós pretendemos fazer ao longo dos próximos meses. Iniciamos com o curso “Desenvolvimento Infantil e Inclusão”, com a presença de professores regulares e gestores de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)”, conta a chefe da Divisão de Educação Inclusiva da Semec, Amanda Kárdia.

O curso “Desenvolvimento Infantil e Inclusão” tem como formadora Cássia Dias e aborda as principais etapas do desenvolvimento infantil e as práticas docentes para a promoção da inclusão escolar. Os participantes conhecem os marcos do desenvolvimento infantil (cognitivo, motor, linguagem e socioemocional) e os marcos legais da Educação Especial na perspectiva inclusiva, como a Lei 14.254/2021, que dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.

“Os cursos livres terão sequência com: Estimulação Precoce na Educação Infantil; Deficiência Intelectual com Ênfase em Alfabetização Baseado em Evidências; Adequação de Atividades e Flexibilização Curricular (6° ao 9° ano); e Manejo Comportamental. O grande objetivo com estes cursos é fazer com que os professores, os principais agentes inclusivos da escola, possam receber cada vez melhor as crianças com deficiência, percebendo que cada uma delas tem suas individualidades. É o início de um grande trabalho dentro da Semec”, conclui Amanda.

.............................................................................................

Fonte: Ascom Semec - Imagem: Reprodução

Edição: Site TV Alepi