Prêmio incentiva igualdade de gênero no mercado de trabalho

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 22/03/2023 09h18, última modificação 22/03/2023 09h18
Prefeitura de Teresina realiza o lançamento da 2ª Edição do Prêmio Teresa Cristina – Teresina nasceu feminina, nesta quarta-feira (22), às 19h

Nesta quarta-feira (22), a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC), realiza o lançamento da 2ª Edição do Prêmio Teresa Cristina – Teresina nasceu feminina, às 19h. O prêmio objetiva incentivar e reconhecer, as práticas desenvolvidas por empresas privadas em Teresina que corroborem para inserção, permanência e valorização de mulheres no mercado de trabalho formal.

O Prêmio foi criado pelo Decreto nº 22.223, 14 de março de 2022, e visa ressaltar a importância da equidade de gênero e da autonomia social e econômica das mulheres. A premiação será concedida a todas as empresas, entre micro, pequenas, médias e grandes, que desenvolverem diretrizes voltadas para políticas públicas referentes à atuação na desigualdade de gênero no mercado formal. O evento aconteceu no Cine Teatro do Sesc Cultural e conta com o apoio da Fundação Monsenhor Chaves (FMC).

“Esse projeto é um compromisso assumido para valorização das mulheres dentro do mercado de trabalho”, ressalta a secretária Karla Berger. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 53,25% da população de Teresina é feminina , de acordo com o último censo. No entanto, segundo uma pesquisa da rede LinkedIn, as mulheres são minorias nos cargos de liderança e recebem remunerações menores que os homens ocupando os mesmos postos. “Através de atividades como esta, procuramos combater a desigualdade que está enraizada no âmbito profissional”, finaliza Karla.

Conforme o secretário da SEMDEC, Iran Felinto, é uma forma da Prefeitura de Teresina incentivar que os empresários e empresárias da capital também coloquem como metas a igualdade e valorização de gênero. “Esse é mais um compromisso assumido pela gestão para dar cumprimento em 2023 a um maior número de atividades inclusivas destinadas às mulheres de Teresina”, pontua o secretário. “E esse evento é uma das formas que encontramos de prestigiar as empresas que reconhecem a importância dessa equidade de gênero”, finaliza.

A empresária Arlene Torres, dona do empreendimento Maria Brasileira, e vencedora na categoria pequena empresa em 2022, destaca que o prêmio garante visibilidade no mercado de trabalho e também evidencia o compromisso social dos empreendimentos com as colaboradoras. “É muito importante essa iniciativa e traz um sentimento de orgulho e dever cumprido”, comenta a empreendedora. “Coloca nosso empreendimento, mas também a capital, na rota de responsabilidade e valorização de causas tão importantes”, destaca.

No Mês da Mulher, o lançamento do prêmio traz o nome de Teresa Cristina. Uma grande mulher, esposa de Dom Pedro II, mãe da princesa Isabel e inspiração para a transferência da capital do Piauí de Oeiras para Teresina. A imperatriz era conhecida pela religiosidade, generosidade, entusiasta da arte, cultura e das pessoas.

As inscrições para o prêmio são gratuitas e deverão ser realizadas no período de abril a junho 2023, de forma on-line, por meio de ficha de inscrição, pelo site da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), através do link https://smpm.pmt.pi.gov.br/ . A lista das empresas e instituições selecionadas para receber o prêmio será apresentada ao público, em agosto de 2022,  com premiação entregue durante programação em alusão ao aniversário de Teresina.

..................................................................

Fonte: Semcom