O coordenador especial de Receita, Henrry Portela, em entrevista do Bom Dia Alepi, explica como funciona esse processo.
A Prefeitura de Teresina deu início a uma nova etapa de atualização cadastral, com equipes visitando diversos bairros da cidade. O coordenador especial da Receita do Município, Henrry Portela, explicou, em entrevista ao jornal Bom Dia Assembleia desta segunda-feira, 27, que essa ação faz parte do Programa Nacional de Apoio à Gestão Fiscal e Administrativa, o PENAFM, e visa recadastrar imóveis que não passaram por atualização há mais de 20 anos.
O recadastramento imobiliário é essencial para manter um cadastro atualizado de todos os imóveis do município, o que inclui informações sobre o proprietário, tipo de construção e até mesmo dados de contato, como telefone e CPF. Segundo Portela, muitos imóveis no cadastro ainda estão registrados em nomes de pessoas falecidas, o que torna a atualização ainda mais necessária.
As visitas de recadastramento estão programadas para ocorrer até o dia 9 de fevereiro, começando pela zona Norte de Teresina, incluindo os bairros Mocambinho, Aeroporto, Matinha, Vila Operária e Buenos Aires. As equipes da Prefeitura se identificarão com veículos e uniformes oficiais, além de portarem credenciais.
Caso o morador não esteja em casa ou não queira atender, os cadastradores deixarão uma notificação com um telefone para que o contribuinte possa agendar uma nova visita. Além disso, é possível realizar o cadastramento pessoalmente em uma das centrais de atendimento ao público, localizadas no Teresina Shopping e no Shopping Cidadão, entre outros pontos.
As visitas para atualização do cadastro imobiliário começaram em outubro do ano passado e seguem um cronograma que é atualizado a cada 15 dias. A próxima lista de bairros a serem visitados será divulgada na próxima semana.