Mundo teve o janeiro mais quente já registrado

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 16/02/2024 14h10, última modificação 16/02/2024 12h42
Último mês registrou o oitavo consecutivo de temperaturas recordes.

O ano começou com um recorde alarmante: janeiro foi oficialmente o mais quente já registrado, marcando o oitavo mês consecutivo de temperaturas recordes para esta época do ano. A tendência, observada ao longo de grande parte de 2023, continua a desafiar as expectativas climáticas globais. 

 

Os dados internacionais mais recentes, utilizados pela Organização Meteorológica Mundial, OMM, ainda revelam que as temperaturas da superfície do mar têm batido recordes por dez meses seguidos. 

 

Acordo de Paris 


A temperatura média mensal do ar na superfície foi 1,66°C mais quente do que uma estimativa da média de janeiro de 1850-1900, o período de referência pré-industrial designado. 

 

Isso não significa que o mundo tenha ultrapassado a meta de nível mais baixo de 1,5°C acima da era pré-industrial mencionada no Acordo de Paris sobre Mudança Climática. O tratado se refere ao aquecimento de longo prazo, ao longo de muitos anos, e não à superação mensal ou anual.

 

O último mês foi 0,7°C acima da média de 1991-2020 para janeiro e 0,12°C acima da temperatura do janeiro mais quente anterior, em 2020, de acordo com o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus.

 

Chuvas


A precipitação global foi quase recorde em janeiro, seguindo os passos de um dezembro úmido recorde. Grande parte da América do Norte, Ásia e Austrália foi mais úmida do que a média, enquanto grande parte do sul da África e da América do Sul foi mais seca do que o normal. 

 

O padrão de chuvas do El Niño sobre o Oceano Pacífico central e ocidental enfraqueceu, mas os padrões sobre a África e o sul dos Estados Unidos permaneceram mais típicos do El Niño, de acordo com dados citados pela OMM.

 

O El Niño começou a enfraquecer no Pacífico equatorial, mas as temperaturas do ar marinho em geral permaneceram em um nível excepcionalmente alto, de acordo com o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus.

 

A temperatura média global da superfície do mar para janeiro atingiu 20,97°C, um recorde para janeiro, 0,26°C mais quente do que o janeiro mais quente anterior, registrado em 2016, e o segundo valor mais alto para qualquer mês, a 0,01°C do recorde de agosto de 2023.

 

Desde 31 de janeiro, a temperatura diária da superfície do mar atingiu novos recordes absolutos, superando os valores mais altos anteriores de 23 e 24 de agosto de 2023.

 

O relatório final da OMM sobre o Estado do Clima Global de 2023 será publicado no Dia Meteorológico Mundial, em 23 de março de 2024. A OMM já confirmou que o ano passado foi, de longe, o mais quente já registrado devido à mudança climática induzida pelo homem e ao aquecimento do El Niño.

 

..................................................................................................

 

Fonte: ONU News - Imagem: Unsplash/Mi Pham

Edição: Site TV Alepi