Moradores devem fazer ligação intradomiciliar para usufruir dos benefícios do esgotamento sanitário

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 03/04/2024 09h49, última modificação 03/04/2024 09h49
O serviço permite encaminhar o esgoto proveniente de pias, banheiros, vasos sanitários e máquina de lavar para a rede disponível na rua.

As obras de esgotamento sanitário avançam em ritmo acelerado em Teresina. Já são mais de 72 mil teresinenses beneficiados com os serviços que tiveram início em maio de 2023. Para usufruir de todos os benefícios do esgotamento sanitário, as pessoas precisam realizar a conexão, adequando os imóveis à rede instalada pela Águas de Teresina, após a finalização das obras.

O serviço, conhecido como ligação intradomiciliar, consiste em adaptações para encaminhar o esgoto proveniente de pias, banheiros, vasos sanitários e máquina de lavar para a rede disponível na rua. Para ajudar a população nesse processo, a empresa desenvolve um trabalho educativo porta a porta, no qual aborda também os benefícios do saneamento básico para a saúde de todos.

“Os investimentos em infraestrutura, somados ao trabalho educativo que realizamos por meio de nossos agentes socioambientais, reforçam o compromisso da concessionária de garantir mais saúde e qualidade de vida para a população a partir do saneamento básico”, enfatiza o diretor executivo da Água de Teresina, Renee Chaveiro.

A autônoma Érika Lages, moradora do bairro Mocambinho, não vê a hora do serviço passar na porta da casa dela. “Eu estou bem otimista com esse trabalho, pois, com certeza, vai trazer muitos benefícios para nós. Para mim mesmo será maravilhoso, pois vendo lanches e arrumadinho na porta de casa e o esgoto atrapalha muito, preciso estar limpando constantemente para não atrapalhar o atendimento da minha freguesia. Então, quando tiver tudo sequinho vai ser uma maravilha”, destaca a empreendedora.

Cronograma de ações de 1º a 7 de abril:

Centro

Ruas: Joaquim Ribeiro (entre ruas Dr. Area Leão e Coelho de Resende e entre Gabriel Ferreira e Arlindo Nogueira), Coelho de Resende, Taumaturgo de Oliveira, Tersandro Paz (entre Primeiro de Maio e Magalhães Filho) e Primeiro de Maio.

Avenida Pires de Castro (entre as ruas Tersandro Paz e Santa Luzia)

Mocambinho

Avenida Prefeito Freitas Neto
Quadras: 2, 8, 9, 26, 27, 32, 33 (Setor C – Mocambinho 2)
Ruas: 4, 6, 7 e 60

Vila São Francisco

Rua: Amarante

Alto Alegre:

Ruas Altos, Ato Longá e Canto do Buriti

São Pedro

Avenida Nações Unidas e Pedro Freitas
Ruas: Wilson de Carvalho, Buriti dos Lopes, Pedro II, Porto, Manoel da Paz, Henrique Dias, Zeferino Vieira e Piripiri
Avenida: Nações Unidas, Pedro Freitas.

Monte Castelo

Ruas Esperanto e Profª Zefinha Ferraz.

Macaúba

Ruas Nossa Senhora dos Remédios e Alceu Brandão
Avenida Miguel Rosa

Cidade Nova

Ruas Bolívia, Chile e Álvaro Freire

Pirajá

Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto

Visitas com agentes socioambientais

Centro, Vermelha, Monte Castelo, Mocambinho (setores A e E), Vila São Francisco, Alto Alegre, São Pedro, Cidade Nova, Vale do Gavião, Comprida, Extrema e Itararé.

Reuniões com a comunidade

Mocambinho, Alto Alegre, Vila São Francisco e Parque Wall Ferraz

.................................................................................................

Fonte: Águas de Teresina