Hepatites são maior causa de câncer de fígado; vacina previne

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 01/06/2023 07h00, última modificação 31/05/2023 14h20
As hepatites podem ser causadas por cinco tipos de vírus que atacam o fígado: A, B, C, D e E, sendo que os mais frequentes no Brasil são o A, B e o C

É fundamental prevenir e cuidar das hepatites, que podem evoluir para outras enfermidades como cirrose e câncer de fígado. A campanha Maio Vermelho alerta para esta conscientização.

 

As hepatites podem ser causadas por cinco tipos de vírus que atacam o fígado: A, B, C, D e E, sendo que os mais frequentes no Brasil são o A, B e o C.

 

Existem vacinas para os tipos A e B e a vacina contra o vírus B funciona também contra o D, que só se desenvolve em quem já teve hepatite B. O tipo D, no Brasil, é mais comum na Região Norte.

 

Não há vacina para o tipo C, mas existe cura para esse tipo de hepatite em mais de 95% dos casos, de acordo com o Ministério da Saúde.

 

Os tratamentos com antivirais de ação direta (DAA) em geral duram de 8 a 12 semanas e eliminam a infecção. Não há cura, mas há vacina e tratamento, para o tipo B.

 

Cirrose e câncer

 

“A infecção crônica por vírus do tipo B ou C é a maior causa de câncer de fígado, não necessariamente passando por uma cirrose antes”, diz Bruna Zaidan, diretora de comunicação da Sociedade Brasileira de Patologia. "Por isso, é muito importante prevenir e detectar precocemente estas hepatites para evitar que elas compliquem e venham a causar cirrose ou câncer.”

 

A principal forma de prevenção da infecção pelo vírus da hepatite B é a vacina, que está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para todas as pessoas não vacinadas, independentemente da idade.

 

Para crianças, a recomendação é que se façam quatro doses da vacina, sendo: ao nascer, aos 2, 4 e 6 meses de idade (vacina pentavalente). Já para a população adulta, o esquema completo se dá com aplicação de três doses.

 

Vacina e outras formas de prevencão

 

Outras formas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde, e que servem também para outros tipos, são: usar camisinha em relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal que possam ter contato com sangue, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, para fazer tatuagem e para colocação de piercings.

 

As hepatites são, geralmente, doenças silenciosas. Por isso, algumas pessoas só percebem o problema quando ela já evoluiu para algo pior.

 

Em caso de suspeita de câncer no fígado, o patologista é o médico que faz a análise de biópsia para o diagnóstico preciso, que é importante para a definição de tratamento, se precisar.

 

Texto Original Estado de Minas

 

...........................................................

 

Fonte: Estado de Minas

Imagem: Freepik.com/fotos-gratis

Edição: Site TV Assembleia