Em Brasilia, Rafael Fonteles busca melhorias para internet e energia no Piauí

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 04/04/2024 08h45, última modificação 04/04/2024 08h45
Uma alternativa avaliada é o uso de cabeamento subaquático marítimo para transmissão do sinal de internet.

O governador Rafael Fonteles esteve em audiência, nessa quarta-feira (3), em Brasília, com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, onde tratou da expansão do sinal de internet no Piauí. O Governo do Estado busca alternativas para ofertar um serviço de mais qualidade aos piauienses.

“Discutimos a alternativa de usar o cabeamento marítimo, que são conexões submersas nos oceanos que transmitem sinais de telecomunicações” revelou Rafael Fonteles.

O governador acrescentou que a melhoria do sinal de internet é uma demanda relevante, considerando a proposta de construção de um governo digital e agradeceu ao ministro pela receptividade.

Rafael também se reuniu com o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e tratou de projetos de infraestrutura para o Piauí.

Ainda no Distrito Federal, Fonteles teve audiência com o diretor-presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval de Araújo Feitosa. Na pauta do encontro, investimentos para melhorar a qualidade de energia no estado.

“É sempre uma boa oportunidade para tratar de investimentos que melhorem a qualidade da energia em nosso estado e também para falar sobre a produção de hidrogênio verde, nossa principal pauta. Mais um encontro que renderá boas novidades para o desenvolvimento do Piauí”, completou o governador.

O governador também teve encontro com o ministro Waldez Góes, o governador discutiu projetos com a participação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. “Vários projetos do Piauí passam por aqui, especialmente na área de infraestrutura hídrica, como os perímetros irrigados e a hidrovia do Parnaíba. Tratamos desses temas, em que todos têm avançado bem”, disse o governador em suas redes sociais.

O ministro Waldez Góes destacou o compromisso da sua pasta e do presidente Lula com todo o Brasil. “A recomendação do presidente é que tratemos das prioridades de cada estado de forma intensa. A hidrovia do Parnaíba é uma delas. Algumas demandas perpassam por outros ministérios também, então, a governança e esse diálogo são fundamentais. O Piauí pode contar conosco”, destacou o ministro.

Em seguida, o governador participou de reunião do Consórcio Nordeste com os ministros Rui Costa e Fernando Haddad – Casa Civil e Fazenda, respectivamente ­– para tratar de medidas fiscais que incentivam investimentos no setor público. “Tratamos sobre a situação fiscal dos estados do Nordeste, propondo medidas que irão ajudar a aumentar os investimentos e a situação fiscal dos nossos estados, melhorando portanto a prestação de serviços públicos para a população em todas as áreas, como infraestrutura, educação e na saúde”, explicou o chefe do Executivo.

...............................................................................................

Fonte: Redação CCom

Edição: Site TV Alepi