Concurso da Alepi: quase 14 mil candidatos farão prova hoje (14)

por Helorrany Rodrigues da Silva publicado 14/01/2024 07h05, última modificação 14/01/2024 12h02
Ao todo, estão sendo ofertadas 201 vagas para contratação imediata e cadastro de reserva

Acontece neste domingo (14) o concurso da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Ao todo, foram 13.895 candidatos inscritos. O certame oferta 201 vagas para contratação imediata e cadastro de reserva, para níveis superior e médio. Os salários variam de acordo o cargo pretendido, podendo ser de R$ 2.644 para vagas de nível médio a R$ 4.068 os de nível superior. 

 

As provas serão realizadas em dois turnos. Para candidatos de cargos de nível médio, os portões dos locais onde as provas serão aplicadas abrem a partir das 7h. Eles devem responder às questões entre as 8h e às 12h. Já para os candidatos de nível superior, os portões abrem a partir das 13h. Estes têm o período de 14h às 19h para responderem a prova.

 

Segundo a Alepi, a recomendação é que os participantes cheguem com uma hora de antecedência, portando caneta azul ou preta feita de material transparente, além do Cartão de Confirmação de Inscrição impresso e um documento de identidade original com foto em boas condições. 

 

Caso tenha perdido ou sido roubado, o participante deve ter um boletim de ocorrência emitido há no máximo 30 dias e passar por processo de identificação.

 

Acessibilidade

 

A (Alepi) solicitou à banca organizadora, Idecan, que providenciasse estruturas adequadas para garantir a inclusão e a acessibilidade de todos os candidatos durante o concurso. Um total de 181 candidatos receberão apoio especializado.


Entre as adaptações, estão cadeiras para canhotos, solicitadas por 49 inscritos, e tempo extra de prova para 29 candidatos com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). A banca também atenderá a necessidades específicas de candidatos com diferentes deficiências, incluindo 16 cadeirantes, provas com letras ampliadas para 21 pessoas, ledores para 16 deficientes visuais e 16 transcritores.

 

Para facilitar a logística e garantir a segurança, os candidatos que necessitam de atendimento especial realizarão suas provas na Unidade Escolar Professor Felismino Freitas - Mocambinho I.

 

Além disso, a Alepi assegurará a proteção de mulheres durante o exame. Cinco gestantes receberão atenção especial da equipe de saúde, e 17 lactantes terão direitos garantidos pela lei 7.737/22. Esta lei permite que mães amamentem seus filhos em sala separada durante o concurso, com o tempo de amamentação sendo acrescido ao final do período oficial da prova.

 

Como consultar o local de prova?

 

Para consultar o local onde será aplicada a prova, o candidato precisa acessar o site da Idecan, banca organizadora do concurso. Lá, basta digitar o CPF para conferir o local exato em que irá prestar o certame.

 

Provas

 

O certame inclui prova objetiva e discursiva que abordam assuntos de conhecimentos gerais e específicos de acordo com o cargo desejado. As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, constarão de 60 questões, com peso diferenciado conforme o edital

 

Vagas

 

O concurso oferta um total de 68 vagas para a contratação imediata de servidores. São 54 vagas de analista legislativo nível superior e 13 vagas de técnico legislativo especializado nível médio. Além disso, estão sendo ofertadas 134 vagas para cadastro de reserva.


Com Informações TV Assembleia / O Dia 

Imagem: Arquivo 

Edição: Site TV Assembleia