CGJ-PI anuncia projeto contra violência doméstica

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 07/03/2024 08h39, última modificação 07/03/2024 08h39
O lançamento ocorrerá dia 11 de março, às 11h, no pleno do Prédio Histórico do Judiciário piauiense (sede antiga).

A Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI) realiza, no dia 11 de março, às 11h, no pleno do Prédio Histórico do Judiciário piauiense (sede antiga), o lançamento do projeto S.O.S. Mulher Corregedoria, voltado ao combate da violência doméstica e familiar contra a mulher, em Teresina.

 

Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio José Passos Galvão, o projeto busca garantir maior fiscalização dos agressores e, consequentemente, maior segurança às vítimas.

 

“Este é um projeto desenvolvido pela Corregedoria Geral, através do juiz-auxiliar José Vidal de Freitas Filho, gestor da iniciativa, e busca ampliar o fornecimento do botão de pânico, uma ferramenta distribuída pela Secretaria de Justiça, garantindo maior fiscalização sobre a aproximação entre agressor e vítima, em casos de Medida Protetiva. Um projeto que impactará diretamente na segurança dessas vítimas, e que atuará na prevenção de outras violências, bem como de feminicídios”, afirma o corregedor-geral da Justiça piauiense, desembargador Olímpio José Passos Galvão.


O S.O.S. Mulher é uma parceria entre a CGJ-PI com a Coordenadoria da Mulher, sob a supervisão do desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, e a Secretaria de Justiça do Estado do Piauí, sob a direção do secretário Coronel Carlos Augusto.

 

De acordo com o juiz-auxiliar da Corregedoria, José Vidal de Freitas Filho, uma vez portando o botão de pânico – uma ferramenta manual semelhante a um controle remoto – a vítima, que possui Medida Protetiva em curso contra um agressor, receberá um alerta através do dispositivo sempre que o agressor se aproximar em um raio específico de distância. Automaticamente, a ferramenta também enviará um alerta de eventual descumprimento de Medida Protetiva à polícia, para que a mesma entre em contato com a vítima, e ao agressor, para que esteja ciente do descumprimento e possa afastar-se.

 

Inicialmente, o projeto será implantado na Central de Inquéritos e no 1° e 2º Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Teresina.

 

Para o juiz da Central de Inquéritos da capital, Valdemir Ferreira Santos, o projeto é mais um aliado na modernização e busca pela garantia dos direitos fundamentais às vítimas no Judiciário: “Este é um projeto que, sobretudo, busca prevenir futuras agressões e evitar maiores conflitos por parte dos agressores. Este é mais um grande passo do Judiciário piauiense na busca por alternativas tecnológicas que visam garantir maior segurança às vítimas”, declara o magistrado.


 

......................................................................................

 

Fonte: CGJ-PI - Imagem: Freepik Free

Edição: Site TV Alepi