Cena Aberta recebe Fátima Oliveira: a escrita como missão e memória viva do SUS

por Moisés da Silva Melo Penha publicado 16/05/2025 16h05, última modificação 16/05/2025 16h05
O Cena Aberta vai ao ar todas as sextas-feiras, às 21h30, com reprise aos domingos, pela TV Assembleia.

Nesta sexta-feira (16), às 21h30, o Cena Aberta, programa de entrevistas da TV Assembleia do Piauí, apresentado pela jornalista Alexandra Teodoro, traz uma conversa inspiradora com Fátima Oliveira — jornalista e escritora. 


Com mais de 20 anos de atuação na comunicação pública na área da saúde, Fátima compartilha no programa como a escrita se tornou um caminho natural após décadas de observação sensível da realidade. Ela fala de suas experiências intensas à frente da assessoria de comunicação da Fundação Municipal de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, onde lidou com crises, sobrecargas hospitalares e mudanças profundas, principalmente,  trazidas pela pandemia da Covid-19. 


Durante a entrevista, Fátima também apresenta sua produção literária mais recente, o livro “Como Uma Onda”, uma literatura emocionante sobre a histórias de profissionais da saúde que atuaram na linha de frente durante a pandemia. A obra surgiu como estratégia de endomarketing e se transformou em instrumento de humanização e valorização daquelas que sustentam o SUS em seus momentos mais críticos.



Com uma trajetória que une jornalismo, literatura e compromisso social, a presença de Fátima no Cena Aberta é um convite à reflexão sobre o poder da palavra, da memória e da coletividade.


O Cena Aberta vai ao ar todas as sextas-feiras, às 21h30, com reprise aos domingos, pela TV Assembleia.


Fonte: TV Assembleia