Aumento de divórcios no Piauí: Saiba quais são as principais causas

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 20/05/2025 10h06, última modificação 20/05/2025 10h06
Em entrevista ao Bom Dia Assembleia, a advogada da família Natália Matos destaca cenário de divórcios no estado

Uma pesquisa recente do IBGE apontou que o número de divórcios no Brasil cresceu 4,9% em 2023. No Piauí, o cenário acompanha a tendência nacional, impulsionado pela simplificação dos processos e pela mudança de mentalidade em relação ao casamento. Em entrevista ao programa Bom Dia Assembleia, nesta terça-feira, 20, apresentado pela jornalista Juliana Arêa Leão, a advogada familiarista Natália Matos explicou os motivos por trás desse aumento.

 

Natália destacou que, antigamente, o divórcio era mais burocrático, exigindo prazos e justificativas como violência ou adultério. Hoje, com a possibilidade de divórcio extrajudicial em cartório — quando há acordo entre as partes e não há pendências envolvendo filhos menores —, o processo tornou-se ágil, podendo ser resolvido em um único dia.

 

A advogada ressaltou que, além da facilitação legal, há uma transformação cultural: as pessoas priorizam mais seu bem-estar individual e não veem mais o casamento como uma obrigação indissolúvel. "Não é que o matrimônio perdeu valor, mas as pessoas não aceitam mais permanecer em relacionamentos infelizes", explicou.

 

Cenário no Piauí


O estado segue a tendência nacional, com aumento progressivo de divórcios. Para Natália, o crescimento reflete maior autonomia das pessoas e a quebra de tabus sociais que antes as mantinham em casamentos insatisfatórios.

 

Confira a entrevista na íntegra


 

Fonte: Bom Dia Assembleia