1º dia de Hackathon: Prefeitura de Teresina traça desenvolvimento consciente com foco na mobilidade urbana

por Helorrany Rodrigues da Silva publicado 21/09/2021 09h21, última modificação 21/09/2021 09h21

Durante o primeiro dia do evento Urban Hack Teresina 2030, organizado pelo departamento Agenda Teresina 2030, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), a Prefeitura de Teresina promove palestras sobre o desenvolvimento consciente com ênfase na mobilidade urbana da capital, além de visita guiada ao Palácio da Cidade e roda de conversa sobre desenvolvimento urbano com os eixos executivos da Semplan.

O evento tem a proposta de utilizar técnicas do urbanismo tático para oferecer aos usuários do transporte público de Teresina a oportunidade de testar soluções digitais que visam a melhoria do sistema. As soluções digitais para melhoria do sistema que serão testadas na Urban Hackton Teresina 2030 estão em desenvolvimento e foram escolhidas através de um processo de inovação aberta do projeto Euroclima+ Observatório do Transporte (https://observatoriodotransporteteresina.org/). Outra parceira para esta maratona é a iniciativa Urban95 (https://urban95.org.br/), da qual Teresina faz parte, que apoia cidades no exercício de pensar políticas públicas para a primeira infância.

O evento está ocorrendo de forma presencial, respeitando as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Unindo tecnologia e conhecimento, o primeiro dia de evento contou com palestras sobre o melhor aproveitamento do espaço urbano e com perspectivas de um futuro melhor para as crianças de hoje e para aquelas que ainda estão por vir. "Nossa expectativa é ter um aproveitamento máximo das palestras sobre urbanismo, mobilidade, desenvolvimento de projetos e financiamentos públicos. Toda a programação foi montada para que possamos criar uma consciência de sustentabilidade nesse grupo e proporcionar desenvolvimento sustentável de ideias e tecnologias para o futuro da nossa cidade", explica Cíntia Bartz, coordenadora da Agenda Teresina 2030.

A visita guiada teve como foco as instalações da Secretaria de Planejamento, com o intuito de apresentar aos participantes o funcionamento organizacional do planejamento urbano, planejamento estratégico e captação e monitoramento de recursos. Os visitantes foram recepcionados pelo Secretário de Planejamento, João Henrique Sousa, que reforçou os objetivos do trabalho realizado pela Secretaria e, especificamente, a Agenda 2030.

"Nós buscamos traçar o planejamento da cidade e suas implicações. Temos como objetivo organizar os sistemas de planejamento, orçamento e informações do município. Diante disso, como sempre reforço em nossos encontros com a equipe da Agenda 2030, trabalhamos para pensar a cidade e, neste caso, um planejamento sustentável e com desenvolvimento tecnológico presente. Desejo que esta equipe tenha sucesso neste evento e que venha somar as ideias e desenvolvê-las", explicou João Henrique.

"Em eventos como esse, podemos vivenciar melhor os segmentos da cidade e trabalhar temáticas que nos levem a desenvolver e aprimorar nossos conhecimentos. É uma satisfação participar e ter esta experiência em projetos de mobilidade e testar soluções digitais que visam a melhoria do sistema", conclui Viviane Costa, estudante de Arquitetura.

Confira a programação do Urban Hack Teresina

Nesta segunda, a programação começou às 14h, no auditório da Secretaria de Finanças:

-14h00: Palestra "Agenda 2030, do global ao local"

-14h30: Palestra "Abertura de Dados e Alcance de Metas de Sustentabilidade"

-15h00: Palestra "Urbanismo Tático e Guerrilha Urbana"

-15h30: Lanche da Tarde

-16h00: Apresentação das PoCs

-16h45: Speed Dating entre equipes

-17h15: Encerramento

· Terça-feira (21/09):

MANHÃ (STRANS / Auditório SEMF)

-08h00: Visita à STRANS

-09h30: Tour no Centro da Cidade

-10h30: Lanche da Manhã

-11h00: Palestra "Urban 95: mobilidade de crianças e cuidadores na cidade"

-11h30: Brainstorming coletivo com Ambra

-12h30: Formação das equipes

-12h45: Almoço fast food

TARDE (Auditório SEMF)

-14h30: Palestra "Financiamento de projetos públicos"

-15h00: Jogo Quanto Custa?

-15h30: Lanche da Tarde

-16h00: Primeiro Checkpoint + Início dos Projetos

-18h00: Segundo Checkpoint + Encerramento

· Quarta-feira (22/09)