Rafael Fonteles recebe Embaixador do Japão no Brasil com objetivo de fortalecer parceria entre os países

por Ângela Núbia Carvalho Sousa publicado 30/01/2024 17h13, última modificação 30/01/2024 17h13
Reunião institucional buscou reforçar as relações entre o Piauí e o país asiático

Foto: CCOM

O governador Rafael Fonteles recebeu, na tarde desta segunda-feira (29), no Palácio de Karnak, comitiva da Embaixada do Japão no Brasil. A pauta principal foi o fortalecimento das relações existentes entre o Piauí e o país asiático. Ao final do encontro, houve uma coletiva de imprensa com a participação do governador e de Teiji Hayashi, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão no Brasil.

.

Durante a coletiva, Hayashi ressaltou que o Brasil é um parceiro muito importante para o Japão, e o Piauí faz parte deste processo. "Temos importantes parcerias com empresas de fibra óptica, tecnologia e demais áreas. Também temos empresas em operação no agronegócio. Então, nosso desafio é expandir os laços econômicos", considera.

O governador Rafael Fonteles explica que existe uma parceria educacional há pelo menos duas décadas entre Japão e Piauí. "O governo japonês financia, com bolsas, para que brasileiros estudem no Japão. Proporcionalmente, o Piauí foi o Estado que mais enviou estudantes para fazer graduação ou pós-graduação no Japão. Em 20 anos, foram 150 estudantes. É uma relação antiga que será aprofundada. Recebemos apoio para enviar mais estudantes", revela.

Além do embaixador Teiji Hayashi, também participaram da audiência Satoshi Morita, cônsul principal do Consulado do Japão em Belém; Takeya Eiji, segundo secretário da Embaixada do Japão no Brasil; e Akiko Sasaki, assessora do Consulado do Japão em Belém.

Além de audiência com o governador, a comitiva japonesa teve compromissos em Teresina com a diretoria do CPCJ (Centro Piauiense de CulturaJaponesa), com o senador Marcelo Castro, e participa de cerimônia de outorga do Diploma de Honra ao Mérito. Teiji Hayashi também fez visita à Universidade Estadual e a Universidade Federal do Piauí.