Pesquisadores da UESPI desenvolvem estudo sobre o potencial do hidrogênio verde no Piauí

por Ângela Núbia Carvalho Sousa publicado 22/01/2024 15h55, última modificação 22/01/2024 16h52
O Hidrogênio Verde aponta como uma das principais tecnologias do futuro
Pesquisadores da UESPI desenvolvem estudo sobre o potencial do hidrogênio verde no Piauí

Ascom/UESPI

Hizadora Lima e Glenerson Santos, recém-formados no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) desenvolveram uma pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com foco no estudo, modelagem e simulação de uma planta básica de hidrogênio verde.


Os pesquisadores criaram uma metodologia que envolveu cálculos matemáticos para representar os processos de conversão de energia solar, eletrólise e armazenamento, considerando os aspectos específicos da matriz energética do estado do Piauí, com o objetivo de poder proporcionar estudos mais detalhados e projetos mais sólidos no campo do hidrogênio verde, também com foco na sustentabilidade.


De acordo com Hizadora Lima o principal desafio foi modelar a planta de hidrogênio matematicamente utilizando um software de modo a atender e compatibilizar as características e dados de geração do Piauí. Segundo ela, foi demandado bastante estudo na literatura e dedicação na elaboração da modelagem computacional.


“Quanto aos resultados, eles foram satisfatórios e coerentes com que foi estudado e objetivado. O trabalho desempenhou um papel crucial na sustentação das conclusões alcançadas neste estudo sobre a viabilidade e potencialidades da planta de hidrogênio verde no estado do Piauí”.


Já Glenerson Santos conta que a produção de Hidrogênio Verde traz diversas mudanças, afetando economia, sociedade e meio ambiente. Segundo ele, o investimento nessa tecnologia promete gerar empregos e renda, beneficiando tanto a região quanto o país.


“Impulsiona o desenvolvimento tecnológico em diversas áreas, não apenas na produção, mas também em setores promissores como a indústria automobilística, exemplificado pelo Toyota Mirai, que é um carro elétrico movido a hidrogênio e está em fase de testes. Essa abordagem posiciona o Piauí como líder na transição para fontes de energia mais limpas, trazendo benefícios não apenas para a economia local, mas também para o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente”.


O estado do Piauí está em uma posição estratégica promissora para se destacar na produção de H2V. Suas condições climáticas favoráveis e localização estratégica o tornam um candidato ideal para liderar uma inovadora geração de energia, por se tratar de uma alternativa limpa e com baixo impacto ambiental.