Nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitida

por Ângela Núbia Carvalho Sousa publicado 01/06/2022 15h40, última modificação 01/06/2022 15h41
Nova CNH começa a ser emitida pelo Detran-PI a partir de 1 de junho

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí(Detran-PI), começa a emitir, a partir de 1º de junho, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com identidade visual atualizada. A nova versão é uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da Resolução nº 886 e incorpora elementos gráficos contra fraudes e falsificações e passa a atender requisitos internacionais de identificação.

“O novo modelo da CNH além de mais moderna, vai evitar fraudes já que traz novos itens de segurança em relação à anterior, além de contar agora com informações internacionais, sem alteração de custos para o usuário”, destacou o diretor geral do Detran-PI, Garcias Guedes.

Como parte das mudanças, a nova CNH poderá ser disponibilizado tanto no formato digital, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, quanto no tradicional, impresso, não sendo necessária a mudança imediata de versão por parte dos usuários, como explica o diretor de Habilitação do Detran, Ademar Silva.

“É importante destacar que a mudança para a nova CNH não precisa ser feita de imediato, a medida que o usuário tiver a necessidade de renovar ou tirar a segunda via da sua carteira, por exemplo, o modelo automaticamente será atualizado durante o processo”, explicou o diretor.

Vale destacar ainda que, mesmo com alteração no documento, as validades que  passaram a vigorar no ano passado permanecerão sem alteração: dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco para cidadãos com 50 a 69 anos; e três para condutores com 70 anos ou mais.

O que vai mudar

Nova CNH

 

 

Dentre as alterações previstas está o uso de tinta fluorescente (brilha no escuro) nas cores verde e amarelo. Itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, dificultando falsificações.

A identificação das categorias terá equivalência internacional e, no verso, texto em português, inglês e espanhol facilitando a identificação dos condutores brasileiros em solo estrangeiro. No verso da CNH, além do QR Code o documento também terá um código de leitura internacional de dados.

A assinatura do usuário que antes ficava após a dobra, agora aparecerá logo abaixo da foto. Também será permitido o uso de nome social e filiação afetiva do condutor, se ele desejar inserir essas informações na carteira.

A categoria da CNH ficará visível na primeira coluna junto a imagem do tipo de veículo o qual o condutor está habilitado. No canto superior direito do documento terá uma indicação por meio da letra P, para condutores que possuirem apenas permissão para dirigir, e a letra D para CNHs definitivas.

O documento também terá um campo para indicar se o condutor exerce atividade remunerada e outro campo para anotação de possíveis restrições médicas.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento obrigatório para todas as pessoas que desejam dirigir em território nacional e também serve como documento individual de identificação em todo País.

Com relação aos requisitos internacionais, a nova CNH traz um código MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, permitindo o embarque em terminais de autoatendimento.

 

Fonte: Detran PI

Imagem:Reprodução

Agedgedon
Agedgedon disse:
26/07/2022 16h41
The Pharmacy To Buy Clomid Online From <a href=http://buycialikonline.com>Cialis</a> Viagro Pills
Arresty
Arresty disse:
14/08/2022 22h06
<a href=http://iverstromectol.com/>how to buy stromectol</a> Cialis Que Cantidad
accigeova
accigeova disse:
31/08/2022 12h43
The analysis elucidates that tadalafil 5 mg once-daily showed a good effect after the treatment of at least 6 months relative to the control group with fewer side effects <a href=http://cialisfstdelvri.com/>cialis coupons</a> As genitalia go, female choice is typically influenced by traits relating to the mating act itself, not presex genital displays
FrieRee
FrieRee disse:
02/09/2022 15h53
Never adopt wild animals or bring them into your home <a href=https://buypriligyo.com/>priligy ebay</a>
sEesern
sEesern disse:
04/09/2022 14h29
Always Get a Medical Prescription From a Doctor <a href=https://vtopcial.com/>cialis online india</a>
heshoke
heshoke disse:
06/09/2022 16h39
The authors included 1813 LUTS BPH patients aged 45 years or older <a href=https://cheapcialiss.com/>cialis online generic</a>
awaiquace
awaiquace disse:
09/09/2022 14h24
Mcdonnell-Douglas delivered a case-control study showed that cc. <a href=https://clomida.com/>iui with clomid</a> Use soap and water to clean your skin.
MersFoest
MersFoest disse:
12/09/2022 16h27
<a href=https://tamoxifenolvadex.com/>tamoxifen indications</a>
Mombise
Mombise disse:
16/09/2022 06h54
COPD is a progressive disease characterized by fixed airway obstruction. <a href=http://buydoxycyclineon.com/>buy doxycycline 30 pills</a> a Pie charts show putative copy number alteration CNA profiles of MARK3, MAF, and BNC1.
exparty
exparty disse:
06/10/2022 15h28
Meetings were scheduled as soon as possible after disclosure of test results <a href=http://buylasixon.com/>lasix prescription</a>
Artectsew
Artectsew disse:
12/10/2022 06h03
<a href=http://bestcialis20mg.com/>cialis 20mg</a> Ovidrel Subcutaneous Syringe
urbactarp
urbactarp disse:
31/10/2022 00h38
BMJ 1998; 316 7146 1744 <a href=http://stromectol.autos/>stromectol for humans for sale</a>
Comentários foram desativados.