Centro Sarah Menezes vai oferecer novas modalidades esportivas

por Ângela Núbia Carvalho Sousa publicado 16/10/2023 19h31, última modificação 16/10/2023 19h31
A Secepi passa a oferecer aulas de onze modalidades esportivas: luta olímpica, boxe, karatê, taekwondo, judô, jiu-jítsu, sanda, defesa pessoal, capoeira, muay thai, kickboxing

A Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) assinaram, na manhã desta sexta-feria (13), o termo de cooperação técnica de utilização do Centro de Treinamento de Artes Marciais Sarah Menezes, no bairro Saci, em Teresina. O objetivo é uma colaboração mútua para promoção de atividades socioesportivas e educativas no local. 

 

Na solenidade, a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, falou sobre a expectativa de sucesso de mais essa parceria com a Seduc. “Estamos trabalhando juntos desde os jogos escolares, o maior que já fizemos, com grande retorno em medalhas que nossos atletas conquistaram, e é dessa forma que vamos continuar trabalhando, com nossas equipes buscando cada vez mais essa integração. Hoje, estamos consolidando essa parceria, de muitas que ainda virão, porque sabemos da importância do esporte na educação e na inclusão social”, comentou a secretária.

 

A gestora falou ainda do incentivo recebido e de como isso tem impactado positivamente e fomentado o esporte local. “O nosso governador Rafael Fonteles tem efetivado medidas muito importantes de incentivo ao esporte. Estamos podendo proporcionar ao nosso esporte muitas maravilhas, todas as nossas modalidades, de alguma forma, tiveram incentivo da Secretaria dos Esportes. No próximo ano teremos validade a Lei de Incentivo Fiscal (Siespi), com recursos em torno de 4 milhões de reais, que serão destinados a todas as modalidades esportivas e projetos sociais, para descentralizar e fomentar o esporte em todo o Estado do Piauí”, disse Josiene Campelo.

 

O secretário de Educação, Washington Bandeira, exaltou a relevância social da parceria que une duas secretarias em prol de um ideal que é fortalecer, no Piauí, a educação e o esporte - este é uma potente ferramenta de educação e formação social e cidadã de crianças e jovens. “Hoje estamos celebrando o esporte e a educação, parceiras em várias ações. O governador está fomentando essa integração para que possamos avançar nas políticas públicas de modo mais efeiciente”, pontuou Washington.

 

Presente no evento, o deputado estadual e vice-presidente da Alepi, Evaldo Gomes, anunciou a destinação de R$329 mil em recursos de emenda parlamentar para reforma  do Centro de Artes Sarah Menezes. “Eu sou incentivador do esporte e quero que essa juventude aqui presente possa se inspirar na Sarah, para termos tantos outros jovens praticando esporte”, disse.

 

Dessa forma, a Secepi passa a oferecer aulas de onze modalidades esportivas: luta olímpica, boxe, karatê, taekwondo, judô, jiu-jítsu, sanda, defesa pessoal, capoeira, muay thai, kickboxing. Presidentes e representantes de federações e associações esportivas compareceram ao evento em apoio às ações das secretarias, bem como o presidente da associação dos moradores do bairro Saci, Fabiano Melo.

 

Durante a solenidade, foi lançado ainda o projeto "Virada Olímpico Escolar - o Piauí em alto rendimento". Uma das atividades que serão executadas pelo projeto é a realização da Copa VOE, quando crianças e adolescentes de doze escolas da rede pública estadual participarão de um campeonato intercolegial, gerando desenvolvimento esportivo, inclusão social, inspiração para futuras gerações, promoção da saúde e fortalecimento comunitário. 

 

 

 

Com Informações: Governo do Piauí

Imagem: Divulgação Governo do Piauí