Centro de Saúde Lineu Araújo da FMS atende diabéticos com programas específicos

por Ângela Núbia Carvalho Sousa publicado 26/06/2023 16h52, última modificação 26/06/2023 16h52

Nesta data de 26 de junho é o Dia Nacional do Diabetes e em Teresina tem atendimento especializado no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (Cisla) da Fundação Municipal de Saúde (FMS). No Lineu Araújo funciona o Centro de Atendimento ao Diabético (CAD) que presta serviços com programas de Atenção ao Diabético de Risco (PADIR) e do Atendimento ao Pé Diabético. Dados do Ministério da Saúde apontam que 16 milhões de brasileiros tem diabetes.

Com esses programas, o Lineu Araújo, atende com consultas especializadas, com curativos e desfibrilamento (retirada de partes da pele necrosadas). Os pacientes devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que faz o encaminhamento para o Lineu Araújo. As UBS realizam atendimento inicial e de acompanhamento aos diabéticos com as ações do programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

Os diabéticos são atendidos no CAD por equipe multiprofissional com endocrinologista, cardiologista, angiologista, oftalmologista, psicologia, nutrição, enfermagem, serviço social, enfermagem, estomaterapeuta (trata de lesões na pele), técnico em enfermagem e odontologia com encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

O diretor do Lineu Araújo, Francisco Cavalcante, destaca que para melhorar os atendimentos foi adquirido o aparelho de laserterapia. “Esse aparelho é usado para otimizar os processos de cicatrização das lesões porque é alta a incidência de amputações em pessoas com diabetes”, diz.

Os sintomas do diabetes são fome frequente, sede constante, vontade de urinar diversas vezes ao dia, perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor, náusea e vômito.

Programa Pé Diabético

O Lineu Araújo possui serviço especializado de acompanhamento dos pacientes com diabetes e com risco de desenvolvimento do “pé diabético”. O serviço é ambulatorial, funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, na Ala A. A equipe multiprofissional é composta por médico angiologista, enfermeira estomaterapeuta e técnico em enfermagem.

Lineu Araujo

Fonte: Ascom/FMS