Ziza Carvalho repercute sessão solene sobre o Golpe Militar

por Katya D'Angelles publicado 01/04/2024 12h59, última modificação 01/04/2024 12h59
A sessão foi realizada na manhã desta segunda-feira

O deputado Ziza Carvalho (MDB) repercutiu, na sessão plenária desta segunda-feira (1º) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a sessão solene que relembrou o Golpe Militar de 1964 e suas ações, como prisões, tortura e exílio. Ele disse que foi uma oportunidade também de ouvir os perseguidos pela ditadura no Piauí.

 

“Essa Casa teve a oportunidade de trazer representantes que foram perseguidos pela ditadura de 1964 aqui no Piauí. Prestar homenagem àqueles que ainda estão vivos e para seus representantes. Tivemos também a oportunidade de trazer e ouvir a história viva do sociólogo Edval Cajá, o presidente do Comitê Memória, Verdade e Justiça”, disse o parlamentar.

 

Ziza Carvalho relembrou que a história do Brasil é recheada de golpes militares e que é necessário haver a clara definição de que as Forças Armadas não são um poder moderador. Ele defendeu que o poder militar é subalterno ao poder civil e que a votação do Supremo Tribunal Federal (STF) já conta com três votos para limitar o poder das Forças Armadas.

 

Ele enfatizou que é necessário não deixar que os crimes cometidos durante a ditadura sejam esquecidos, pois o Brasil tem extenso histórico de sofrer golpes e que o 8 de janeiro de 2023 foi mais uma tentativa.

 

INTERLIGAÇÃO – Hélio Isaías (PT), também na sessão plenária, destacou a ordem de serviço assinada para a continuação da BR-020, que liga São Raimundo Nonato a Campo Alegre, na Bahia. O deputado sugeriu ainda que durante a primeira semana de abril as sessões plenárias ocorressem até terça-feira (2) por causa das agendas de filiação para as eleições municipais de 2024 que terminan no próximo dia 5, com o final da janela para mudanças partidárias.

 

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles