Warton Lacerda faz denuncia na tribuna da Alepi

por Katya D'Angelles publicado 01/11/2023 12h40, última modificação 01/11/2023 12h40
As denúncias do deputado são relacionadas ao Fundeb em 2022 e 2023

Segundo o parlamentar, o município está recebendo mais do dobro de valores em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica (Fudeb)em 2022 e 2023. O deputado Warton Lacerda (PT) falou em seu discurso, na manhã de hoje (31) na Assembleia Legislativa sobreuma suposta fraude com alterações de dados escolares da rede municipal de educação na cidade de Altos. O município está recebendo mais do dobro de valores em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica (Fundeb) em 2022 e 2023. A fraude consiste no fornecimento de informações falsas sobre o número de alunos de tempo integral da cidade.

“Na cidade de Altos não tem nenhuma escola em tempo integral e ele está recebendo recursos do governo federal como se estivesse 6900 alunos matriculados em tempo integral. O valor recebido pela prefeitura do Fundeb , até meados de 2020 girava em torno de 29 milhões por ano e ele passou a receber em 2022 , 73 milhões de reais. Em 2023, recebeu 78 milhões de reais. Se você pegar os números alterados dos valores de 2022 e 2023, nós estamos falando que existe uma fraude de aproximadamente 54 milhões de reais no Fundeb do município”, afirmou Warton Lacerda

O parlamentar ainda disse que as crianças lancham bolacha com suco e ainda tem revezamentos de alunos nas escolas. Um dia estuda a 6ª série, outro dia 7ª. O prefeito fechou 23 escolas no município. “Já fizemos a denúncia na Controladoria Geral da União (CGU). No Ministério Público Federal, já fizemos a denúncia na Procuradoria Geral da República e agora estou tornando isso público. Uma fraude no município de altos de 54 milhões”, concluiu.

Warton finalizou seu discurso pedindo que os órgãos competentes apurem essa denúncia porque a fraude está escancarada, mas a denúncia está feita. “Mexer com o dinheiro da criança, da alimentação, do transporte escolar é algo muito sério, agora cabe aos órgãos de controle, fiscalizar.

Oliveira Neto (PT) em seu discurso disse que na cidade de Miguel Alves também está acontecendo a mesma fraude nas escolas municipais. “ Miguel Alves não existe um aluno sequer de tempo integral. A prefeitura recebia 35 milhões ano na educação, para alimentação, para transporte escolar, reforma de escolas e nunca você ouviu falar que faltava merenda escolar e os alunos não eram bem recebidos e agora com essa fraude, a prefeitura de Miguel Alves recebe 65.606.000 mil reais por ano e tá lá faltando merenda escolar, ônibus quebrados, os donos dos ônibus sem receber a seis meses e eles querendo fazer greve”, concluiu. Finalizou seu discurso dizendo que já denunciou aos órgãos competentes e pediu providências.

Liuce Reis - Edição: Katya D'Angelles