Teresa Britto responsabiliza secretário de Saúde pela morte de recém-nascidas

por paulo — publicado 14/02/2022 14h27, última modificação 14/02/2022 14h27
As gêmeas nasceram em São Raimundo Nonato e precisavam de uma UTI neonatal, mas não foram atendidas a tempo de sobreviver.
Teresa Britto responsabiliza secretário de Saúde pela morte de recém-nascidas

Deputada estadual Teresa Britto (PV)

A deputada Teresa Britto (PV) criticou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta segunda-feira (14). A fala foi feita durante sessão plenária em que a parlamentar relatou o falecimento de duas gêmeas recém-nascidas, em São Raimundo Nonato, que precisavam de uma UTI Neonatal por causa de desconforto respiratório.

Segundo Teresa Britto, as gêmeas nasceram de 29 semanas. A mãe era da cidade de São Lourenço do Piauí e precisou se deslocar até o Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, distante 25 km, para realizar o parto. No dia 11 de fevereiro, os bebês nasceram no final da tarde, mas precisavam de atendimento específico em UTI Neonatal. Ao ser informada do episódio, a deputada entrou em contato com o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, mas já haviam duas outras crianças na fila. As gêmeas não resistiram e faleceram na manhã desta segunda-feira.

“Duas crianças que poderiam estar vivas, poderiam sim ter se salvado. Elas estão, hoje, sepultadas. Isso aconteceu por negligência do poder público. Poder público negligenciou quando não ofertou uma incubadora, uma equipe médica, um suporte de oxigênio para essas crianças”, denunciou Teresa Britto. Ela acrescentou que sabe que as recém-nascidas poderiam ter sobrevivido porque sua própria neta nasceu de 27 meses, mas teve tratamento adequado e resistiu.

Melhorar com urgência os serviços prestados à saúde materna é uma obrigação do Governo do Estado, de acordo com a parlamentar. Teresa Britto critica a espera da inauguração da nova maternidade como única solução para o problema e coloca a responsabilidade das mortes na gestão do secretário de saúde. Ela diz que fará denúncia ao Ministério Público sobre o ocorrido e recomenda à família das gêmeas que cobre indenização a Florentino Neto.

A crítica se estendeu aos parlamentares que são de São Raimundo Nonato, mas não trabalham pela estruturação da saúde do município e da região. “São Raimundo Nonato tem deputado federal, tem senador da república, tem deputado estadual. Tá na hora, tá passando da hora, de lá ter UTI Neonatal”, falou Teresa Britto.

O contraponto foi feito pelo deputado Cícero Magalhães (PT). Ele lamentou o falecimento das gêmeas e concordou que a fatalidade poderia ser evitada. Ainda assim, afirmou que a saúde do Piauí é regularmente boa e que a melhora da regulação do sistema poderia evitar que novas mortes como essa acontecessem.

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles

registrado em: