Criação do Monumento Natural das Itans em Cajueiro da Praia aguarda sanção

por paulo — publicado 07/02/2022 11h00, última modificação 07/02/2022 12h40
A deputada do PV explicou que o Monumento Natural Estadual das Itans será um parque ambiental na cidade de Cajueiro da Praia
Criação do Monumento Natural das Itans em Cajueiro da Praia aguarda sanção

Deputada estadual Teresa Britto (PV)

No retorno aos trabalhos na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a deputada Teresa Britto (PV) falou sobre as perspectivas para a sua atuação no ano legislativo. Além de manter as cobranças feitas em diversas áreas ao Governo do Estado, a parlamentar afirmou que a criação do Monumento Natural Estadual das Itans, um parque ambiental que ficará sediado na cidade de Cajueiro da Praia, é uma de suas principais pautas.

“É uma área de 53 hectares e que é muito importante se preservar e ter esse parque. Seria o único parque ambiental no litoral do Piauí e que é de grande valia, inclusive, para a região de Barra Grande”, enfatizou Teresa Britto. A criação da área de proteção ambiental contribuirá para a manutenção do ecossistema e para o desenvolvimento sustentável de Cajueiro da Praia, segundo a parlamentar. 

A iniciativa surgiu depois de audiências públicas realizadas tanto em Teresina, quanto em Cajueiro da Praia no segundo semestre de 2021. A proposição de criação do Monumento Natural Estadual das Itans foi uma ideia de funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e que se tornou projeto de lei ordinária de autoria de Teresa Britto e também do deputado Francisco Costa (PT).

A tramitação da matéria na Alepi foi rápida. A leitura em sessão plenária foi feita no dia seis de dezembro no dia vinte do mesmo mês houve a aprovação final. No momento, para finalizar o processo legislativo da criação do Monumento Natural, é necessária apenas a sanção do governador Wellington Dias.

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles

registrado em: