Teresa Britto lembra os 90 anos da conquista do voto feminino no Brasil

por paulo — publicado 24/02/2022 13h36, última modificação 24/02/2022 13h36
A deputada do PV lembrou que em 1934, o voto das mulheres foi incluído na Constituição Federal.
Teresa Britto lembra os 90 anos da conquista do voto feminino no Brasil

Deputada estadual Teresa Britto (PV)

Em pronunciamento no Plenário da Assembleia Legislativa na sessão desta quinta-feira (24), a deputada estadual Teresa Britto (PV) lembrou os 90 anos da conquista do voto feminino no Brasil, comemorado nesta quinta. Em 1932, o Código Eleitoral garantiu a mulheres acima de 21 anos os direitos de votar e serem votadas em todo o território nacional. Dois anos depois, em 1934, o sufrágio feminino passou a ser previsto na Constituição Federal.

“Hoje comemoramos os 90 anos do voto feminino no Brasil e nós sabemos que ainda existem países onde as mulheres são tratadas como objetos. No Brasil, nesses 90 anos, nós tivemos um avanço significativo, mas a mulher ainda precisa despertar para a política colocando seu nome à disposição da sociedade, a mulher se empoderar. A mulher é capaz, zelosa, e nós somos a maioria da população.”, disse a deputada Teresa Britto.

“Porém, infelizmente poucas entram na política ou votam em mulheres nas eleições. Por exemplo, nesta Casa, das 30 vagas, somente 4 mulheres foram eleitas. E eu quero pedir que as mulheres acordem para a política, valorizem o seguimento e escutem as propostas das mulheres e analisem seu trabalho. Esse é um ano eleitoral e todas nós mulheres somos capazes de ser candidatas e podemos definir uma eleição com o nosso voto”, completou a parlamentar.

As mulheres representam a maioria dos eleitores do Brasil: 52,50% nas eleições de 2020, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, são 45,30% das filiações partidárias.

Mas, quando se analisa a presença na política, apenas 15% dos eleitos em 2020 eram mulheres. Em 2018, elas representavam 16% do total.

Laryssa Saldanha - Edição: Katya D'Angelles

registrado em: