Teresa Britto comemora criação do monumento natural das Itans

por paulo — publicado 21/03/2022 13h03, última modificação 21/03/2022 13h03
O Monumento Natural das Itans vai preservar sítios naturais em Cajueiro da Praia.
Teresa Britto comemora criação do monumento natural das Itans

Deputada estadual Teresa Britto (PV)

A deputada estadual Teresa Britto (PV) ocupou a tribuna no Plenário da Assembleia Legislativa na sessão desta segunda-feira (21) para comemorar a sanção da Lei de sua autoria com o deputado Francisco Costa (PT) que cria o Monumento Natural Estadual das Itans, área de preservação ambiental em Cajueiro da Praia, litoral do Piauí. A Lei sancionada pelo governador Wellington Dias (PT) foi publicada no último dia 10 de março no Diário Oficial, e a partir dela o município terá agora uma área de preservação ambiental de 57,61 hectares.

“Estou muito feliz com a sanção dessa Lei de nossa autoria que cria o Monumento Natural Estadual das Itans, a primeira área de preservação ambiental do nosso litoral. Dos 57 hectares da área, cerca de 30% poderá ser utilizada de forma sustentável. Então, é algo grandioso para o nosso Estado, para o meio ambiente”, disse a deputada emocionada.

Teresa Britto ainda comemorou que a Lei está ganhando repercussão nacional e servindo de base para a criação de parques ambientais em outros Estados. “Esse projeto foi solicitado por vários Estados brasileiros como mecanismo modelo. No final de semana estive em Salvador, Bahia, e lá houve repercussão dessa Lei no Legislativo”, completou.

Ao final de seu discurso, a deputada agradeceu ao Governador Wellington Dias a sanção da Lei e pediu a realização de uma reunião, o mais rápido possível, com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAR) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para que as medidas cabíveis de proteção sejam todas o quanto antes.

Em aparte, o presidente da Casa, deputado Themístocles Filho (MDB) parabenizou a atuação de destaque da deputada Teresa Britto. “A atuação da deputada é exemplo não só no Piauí, mas no Brasil todo”, disse.

O Monumento Natural das Itans tem por objetivo a preservação de sítios naturais raros situados em Cajueiro da Praia, além de preservar a geodiversidade e a integridade das formações dos Sambaquis presentes na Ponta do Socó e na praia das Itans; proteger os remanescentes florestais de mangue de botão associados a Foz dos Rios Timonha e Ubatuba, berçário do Peixe-Boi-Marinho, dentre outros.

Com a lei, toda a extensão do mangue situado na região costeira do Monumento Natural das Itans é considerada zona de uso intangível devendo ser mantida em toda sua integridade, sendo expressamente vedada qualquer tipo de intervenção, construções de estruturas de apoio à pesca, bem como seu cercamento.

Laryssa Saldanha - Edição: Katya D'Angelles

registrado em: