Solenidade lembra os 102 anos de fundação do PCdoB

por Katya D'Angelles publicado 29/04/2024 14h35, última modificação 29/04/2024 15h05
Evento reuniu fundadores e lideranças do partido no Piauí na Alepi

“A construção de uma nação soberana. Essa é a bandeira política do PCdoB ao longo da sua trajetória”, destacou a deputada Elisângela Moura (PCdoB), na abertura da sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Piauí, nesta segunda-feira (29), em comemoração aos 102 anos do Partido Comunista do Brasil. O partido foi fundado em 25 de março de 1922.

O presidente do PCdoB estadual, José Carvalho Rufino, fez questão de saudar nominalmente os “camaradas” presentes, especialmente aqueles que ajudaram a construir o partido, além das lideranças municipais.
“O PCdoB é esse partido que não está só na luta institucional, ele mantém a sua presença firme na organização do povo brasileiro pra enfrentar os grandes desafios, que é construir uma nação cada vez mais soberana, com condições de influenciar o destino do mundo, de construir uma nação desenvolvida, justa e democrática”, pontuou Rufino.

Fez uso da palavra Dalton Macambira, falando dos principais momentos da sigla. “Estivemos na linha frente contra o governo golpista de Temer e do fascista Bolsonaro, assim como na histórica vitória das forças democráticas e populares de 2022. No Piauí, o PCdoB participou de forma decisiva do movimento que derrotou a oligarquia, nas décadas de 1980 e 1990”, disse.

Homenagem –
A solenidade foi encerrada com uma homenagem da comunista Isadora Cortez a Maria de Lourdes Carvalho Rufino, militante histórica, pela participação no Movimento contra a Caristia, na fundação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Teresina, e na gestão do Sindicato dos Servidores Municipais.

“Quero dedicar essa homenagem a todos os militantes que vêm lá do seu nascedouro, por tudo que dedicaram, por terem deixado tarefas da sua vida particular pra se dedicar à condução do partido. Quero dedicar essas flores também aos militantes jovens, pois são eles que estarão com essa tarefa desafiadora, mas também emocionante, de garantir a continuidade do partido”, disse Maria de Lourdes.

Trabalhadores –
 “Desde cedo me filiei ao PT, mas sempre tive o PCdoB como meu segundo partido. Fiz questão de estar aqui presente hoje, pra abrir essa sessão solene, porque sei a importância do PCdoB para a democracia brasileira e para o fortalecimento dos avanços que o Piauí teve, a partir de 2003, fruto desse casamento entre PT e PCdoB”, frisou o presidente da Assembleia, deputado Franzé Silva (PT).

Cristal Sá – edição: Katya D’Angelles