Sessão solene presta homenagem aos 50 anos do CCHL

por Katya D'Angelles publicado 22/11/2023 15h15, última modificação 22/11/2023 15h16
Sessão especial foi proposta pelo deputado Fábio Novo (PT)

A Assembleia Legislativa do Piauí comemorou os 50 anos da fundação, do Centro de Ciência Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí (CCHL). Para isso, foi realizada sessão solene, na manhã desta quarta-feira (22), para reconhecer a importância do Centro para e Educação, Ciência e História para o desenvolvimento do Piauí. O evento foi proposição do deputado Fábio Novo (PT).

A sessão solene foi aberta pelo deputado Dr Vinicius (PT), em seguida conduzida pelo deputado autor da proposta deputado Fábio Novo. O parlamentar iniciou o seu discurso relatando um pouco da trajetória e fundação do Centro de Ciência Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí (CCHL). Fundado dia 15 de fevereiro de 1973, sucedeu a Faculdade de Direito e a Faculdade de Filosofia se integraram à Universidade Federal do Piauí (UFPI), no ano da fundação da instituição.

O parlamentar disse que o CCHL tem uma importância histórica muito forte para a sociedade piauiense e para o Brasil. “É um Centro de ensino superior, já formou milhares de pessoas, mas a sua importância vai muito além, por ser um espaço democrático, humano e participativo, onde se ensina e aprende no campo das humanidades, valorizando a sociedade, suas construções históricas e reconhecendo o lugar da vida e das pessoas na construção de uma sociedade muito melhor” disse.

Fábio Novo disse ainda que não há como ver a nossa sociedade desassociada dos serviços prestados pela Universidade Federal do Piauí, que hoje oferece curso de graduação na modalidade do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). È é uma ação da CAPES, que visa contribuir, para a adequação da formação inicial dos professores em serviço na rede pública de educação básica, por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.

O presidente da Academia Piauiense de Letras, O jornalista Zózimo Tavares disse que a Academia Piauiense de Letras, está junto com a Assembleia Legislativa do Piauí , no momento muito especial, para celebrar e homenagear um Centro que contribuiu na construção de muita gente na vida social e politica do Piauí. “È um momento de celebração de reencontro, com memórias afetivas, dos que fizeram o CCHL nos últimos anos, e que não estão mais em nosso convívio. Cito aqui os professores Noé Mendes, José Luiz Pereira e o Wall Ferraz com que aprendi muito”, relembrou. Zózimo disse ainda que o estamos vivendo em desafios no meio de uma revolução de conhecimentos, avanços das tecnologias de aprendizado, de uma sociedade mais complexa para encontrar mais um caminho para mais conhecimento.

O Professor e Dr. Vitor Sanches disse que para o CCHL, esse ano é de grande importância a celebração dos 50 anos, pelas diversas atividades que são realizada pelo Centro, desde a graduação , pós – graduação, mestrado e doutorado. “ O CCHL de torna maior do que ele é diante da grandeza e pluralidade das diversas atividades, que são realizadas por lá,” pontuou.

Diretora do CCHL da UFPI, Professora Edna Gulari disse a homenagem é um momento de muita honra para o CCHL , que a área de humanidade é um tempo todo um guardiã da sociedade. E nesses 50 anos, o Centro tem trabalhado em todas as áreas, com suas expertises e seu conhecimento até ao memento de glória. “ Portas abertas de fato que muitas vezes é a entrada da família para universidade de acesso ao conhecimento”, disse a professora,

Representado o governador do Piauí, Rafael Fonteles , o Secretário de Estado de Administração, Samuel Pontes disse que se sentir honrado por fazer parte do corpo de docentes da instituição de ensino público, que produz conhecimento na gestão pública. Falou que uns dos critérios usados pelo atual governador, foi a busca do conhecimento acadêmico para contribuir na gestão em diversas áreas do governo estadual.

O Reitor da UFPI ,Gildásio Guedes também se manifestou sobre a homenagem, e reconheceu pujança de contribuição que o Centro de Ciências e Letras contribuiu para que a Universidade Federal, fosse criada através de cursos antigos e consegui ser instalada no inicio da década de 70. Ele disse que hoje o CCHL, tem cursos elevados distribuídos nem Bacharelados e Licenciaturas, obtendo boas avaliações externas pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que é uma prova do Governo Federal que avalia o desempenho dos estudantes de cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia). O exame é aplicado aos estudantes que estão concluindo o curso.

Estiveram presentes autoridades estaduais, deputados, professores e servidores da Universidade Federal do Piauí. A mesa de honra pelo Professor Gildásio Guedes Mendes, Reitor da UFPI, Diretora do CCHL, Professora Edna Gulari, Vice Reitor da UFPi, Professor Viriato Campelo, Secretário de Estado de Administração, Samuel Pontes, Vice Diretor do Centro de Ciências humanas, Professor Dr. João Benvindo de Moura, Superintende de Parcerias e Concessões do Governo do Estado do Piauí, Professora do Curso de Ciências Políticas, Monique Menezes , Representado todos os Chefes de Departamentos, Professora Kellen Carvalho de Sousa Brito, Presidente da Comissão 50 anos so CCHL, Professor Dr. Vitor Sandes, Presidente da Academia Piauiense Letras, Jornalista Zózimo Tavares.

Amparo Oliveira -Edição Katya D'Angelles