Sessão solene na Assembleia Legislativa homenageia peritos criminais

por paulo — publicado 05/12/2022 13h10, última modificação 05/12/2022 13h12
A realização da sessão foi proposta pelo deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos)
Sessão solene na Assembleia Legislativa homenageia peritos criminais

Sessão solene na Assembleia Legislativa

Por iniciativa do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou no Plenário da Casa uma sessão solene em homenagem aos peritos criminais nesta segunda-feira (5). Autoridades do poder Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Civil, da Secretaria de Segurança e os deputados Fábio Novo (PT), Francisco Limma (PT) e Francisco Costa (PT) prestigiaram o evento e puderam ouvir as conquistas e demandas da categoria homenageada.

“A importância do perito criminal ela tanto é para poder dizer se a pessoa é culpada, como também para inocentar uma pessoa que está sendo acusada, mas não cometeu aquele delito”, descreveu Gessivaldo Isaías na sessão solene. Destacando o trabalho da categoria homenageada para a concretização da justiça, o parlamentar elogiou os profissionais piauienses que, mesmo tendo poucas ferramentas, conseguem se destacar no Brasil.

O presidente da Associação dos Peritos Criminais, Odonto Legistas e Médicos Legistas do Estado do Piauí (APECOM), Francisco Leal, defendeu a importância dos peritos criminais para levar justiça à população por meio da ciência. “Eu quero agradecer ao reconhecimento pelo trabalho de nossos peritos que desempenham todos os dias em prol da sociedade piauiense, de quem está lá na ponta. Lá nos bairros mais periféricos que precisa ter seu patrimônio reavido, que precisa da identificação dos autores dos crimes, que precisa da identificação das vítimas, que precisa, igualmente, que aquela pessoa que foi injustamente acusada, não seja responsabilizada no final do processo”, enumerou Francisco Leal.

Relembrando a história da perícia no Piauí, o diretor geral do Departamento de Polícia Técnico-Científica do Piauí, Antônio Nunes, mostrou as conquistas do órgão nos últimos anos. Ele apontou que, desde 2015, há um maior investimento em equipamentos e pessoal e também na interiorização do trabalho de perícia criminal no estado. Ainda que haja demandas nessas áreas, isso tem contribuído para o trabalho dos servidores ter sido reconhecido nacionalmente.

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles