Sessão solene homenageia Francisca Trindade

por Katya D'Angelles publicado 09/08/2023 12h32, última modificação 09/08/2023 12h32
Evento marca a passagem dos 20 anos do falecimento da deputada

A Assembleia Legislativa realiza amanhã, quinta-feira (10),  sessão especial pela passagem dos 20 anos sem a deputada federal Francisca Trindade, que faleceu no dia 26 de julho de 2003, meses depois de ter assumido o primeiro mandato como deputada. A programação em homenagem a Francisca Trindade foi proposta pelo presidente da Alepi, Franzé Silva (PT). Às 9h, haverá sessão solene, no Cine Teatro da Alepi e às 10h30, abertura da exposição Trindade Vive, na Praça do Povo.

Para o parlamentar, a realização da sessão solene é uma forma de reconhecer e reverenciar a importância do trabalho de Francisca Trindade. “Ela iniciou sua vida partidária em 1985 quando se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT). Nas eleições de 1992 disputou uma vaga na Câmara Municipal de Teresina pelo partido dos trabalhadores e ficou como primeira suplente. Em 1995 assumiu o mandato no lugar de Wellington Dias, e em outubro de 1996 conseguiu eleger-se vereadora. Nas eleições de outubro de 1998 elegeu-se deputada estadual na legenda do PT, tendo sido a mais votada em Teresina e a quinta mais votada em todo o estado”, declarou.

“Nos anos 1999-2000 foi presidente da Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa. Nas eleições municipais de 2000 foi candidata a vice-prefeita de Teresina na chapa encabeçada por Wellington Dias. No pleito de outubro de 2OO2 foi eleita deputada federal com 165.190 votos, a maior votação da história do Piauí”, afirmou Franzé Silva.

“Nesta casa Legislativa, como deputada, apresentou projetos de lei que criaram conselhos estaduais da pessoa negra, de defesa dos direitos da mulher, e de defesa dos direitos humanos. Também defendeu a criação de programa estadual de combate à discriminação racial e a criação departamento estadual de combate ao abuso e a exploração sexual infantojuvenil”, finalizou o parlamentar.

Foram convidados para participar da sessão solene, o Governador do estado, Rafael Fontelles; o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias; SEGOV; SECULT; SASC; SEDUC; SAF; SERES – Secretaria de Relações Sociais; SEMPI – Secretaria de Estado das Mulheres; DPE; OAB-PI; Comissão de Direitos Humanos da OAB -PI ; Comissão Especial de Igualdade Racial; Comissão de Promoção da Cidadania; Comissão de História, Memória, Verdade e justiça;DE HISTÓRIA;Comissão da verdade da Escravidão;Instituto Presente; Antonio José Medeiros; Coordenador Técnico de Projetos do Instituto PRESENTE, Reginaldo Cardoso da Silva; Instituto Ubiqua, Jessé Barbosa – Presidente; FAMCC - Federação das Associações Moradores Estado do Piauí; FETAG - Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí; MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores; Dom Juarez Marques Sousa da Silva – Arcebispo de Teresina; Paróquia Nossa Senhora das Graças; DIÁCONO Ciro José Braga; Pe João Paulo ; Grupo Afro-Cultural Coisa de Nego; Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores – PT; Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores – PT; Grupo Afro Ijexá; Cáritas Brasileira Coordenação Regional Piauí; CPT PI- Comissão Pastoral da Terra- Regional Piauí; Associação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí; Campo Unitário Piauí; APNS nacional; APNS estadual; MNU – Movimento Negro Unificado; MNLM - Movimento Nacional de Luta por Moradia Anísia Teixeira Silva; Moradia Popular (UNMP) pelas senhoras Neide de Jesus Carvalho; Memorial Esperança Garcia; Trupe de mulheres Esperança Garcia; Sindicato dos comerciários; Sindicato dos Urbanitários; Sindicato das confecções;Organizadoras e autoras do livro Trindade e a jornalista Cíntia lages.

Liuce Santos - Edição: Katya D'Angelles