Sessão Solene de lançamento da 7ª Marcha das Margaridas lota Cine Teatro

por Iury Aragão publicado 15/06/2023 13h05, última modificação 15/06/2023 13h02
Mulheres de todo o Piauí participam de solenidade na Alepi

Mais uma vez o Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) esteve lotado pela população piauiense. Nesta quinta-feira (15), o motivo foi a sessão solene proposta pela deputada Elisângela Moura (PCdoB) e pelo líder do governo na Alepi, deputado Fábio Novo (PT), para fazer o lançamento da 7ª Marcha das Margaridas, que vai acontecer nos dias 16 e 17 de agosto em Brasília.

Com o tema “Margaridas em Marcha: Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”, a expectativa das lideranças piauienses é que 20 ônibus saiam do estado em direção à capital federal. A deputada Elisângela Moura falou sobre a importância do movimento. “Para que nós possamos garantir as políticas públicas, a inclusão das mulheres. Que possamos fazer parte do Orçamento da União com políticas públicas, e aqui a gente tem trabalhado juntamente com os nossos colegas aqui desta Casa, fazendo o combate à violência contra a mulher. E no campo, muitos de nós aqui conhecemos e sabemos, a violência contra a mulher ainda persiste”, evidenciou a parlamentar.

A coordenadora nacional da marcha, Mazé Vieira, esteve presente à sessão solene e também falou sobre a importância da luta em Brasília. “Sei que é desafiador, margaridas, mas as margaridas são capazes de fazer diferente, de construir uma política do afeto, porque cada vez mais nós estamos entendendo que a política tem muito a ver com o nosso cotidiano e, por isso, lutamos para nos vermos representadas nela, com a nossa cor, com nossa religião, com nosso corpo, que ganha expressão na Marcha das Margaridas. Esse espaço coletivo de autoafirmação, de refletirmos as nossas ações e os nossos compromissos com a reconstrução do Brasil e pelo bem viver”, defendeu Mazé.

A secretária de mulheres da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI), Marlene Veloso, lembrou da importância da Marcha de 2019 para que não houvesse um retrocesso nos direitos das camponesas e camponeses brasileiros. Uma demanda feita pelo movimento foi levada imediatamente ao Plenário da Câmara dos Deputados e atendida pelo parlamento.

A necessidade de manter a força da Marcha também foi destacada pela diretora estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores, Francisca. Apesar de o movimento deste ano ter mais esperança por conta da mudança de governo a nível federal, a dirigente afirma que é preciso manter a luta por causa do Congresso mais conservador que pode provocar retrocessos.

Representantes de secretarias do Governo do Estado e da Prefeitura de Teresina puderam falar na solenidade sobre algumas políticas públicas que têm avançado nos direitos das mulheres do campo. Iniciativas como o Ônibus Lilás, o treinamento de policiais e bombeiros para melhor atender as mulheres e a participação ativa no Plano Plurianual foram citadas. A secretária de estado das relações sociais, Núbia Lopes, falou que há uma política interseccional sendo realizada pelo Executivo estadual para atender essa parcela da população.

O deputado Fábio Novo fez uma defesa da igualdade entre homens e mulheres e destacou as ações que tomou quando foi dirigente partidário e secretário nesse sentido. “Eu só acredito numa sociedade mais justa quando, de fato, nós obedecermos ao que está na nossa Constituição, porque ela diz claramente que nós somos iguais, mas não somos. Por que as mulheres ganham menos do que os homens quando elas ocupam o mesmo posto de trabalho e, nesse posto de trabalho, mostram, em determinadas ocasiões e exemplos, que desempenham função melhor do que o homem?”, questionou o deputado.

Cristal Sá, Iury Parente e Nícolas Barbosa - Edição: Iury Parente