Sancionada lei que institui a Política Estadual de Saúde Bucal

por Katya D'Angelles publicado 19/02/2024 12h59, última modificação 19/02/2024 12h59
O Brasil tem mais de 34 milhões de brasileiros que perderam um ou mais dentes

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde 34 milhões de brasileiros com mais de 18 anos perderam 13 ou mais dentes até o período da pesquisa. Além disso, quase metade das pessoas com mais de 60 anos estão com a arcada dentária totalmente comprometida, os dados são de 2019. No Piauí, foi sancionada rececetemente, a Lei de autoria do deputado Rubens Vieira (PT), que institui a Política Estadual de Saúde Bucal no Estado do Piauí, que estabelece um conjunto de diretrizes que nortearão a organização e a execução das ações voltadas à saúde bucal em todo o Estado. 

“Esta Lei é de grande relevância, visto que a saúde bucal é um componente essencial da saúde geral das pessoas e demanda uma abordagem específica para promoção, prevenção, tratamento e reabilitação. Ao instituir uma política estadual voltada à saúde bucal, alinhamos o Estado do Piauí às diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde - SUS, promovendo o acesso universal e equitativo aos serviços de saúde bucal de qualidade, promovendo a integralidade e a ética na assistência à população”, explicou Rubens Vieira.

As diretrizes estabelecidas na Lei, visam promover a participação da comunidade na gestão das políticas de saúde bucal, garantindo a voz da população piauiense e a transparência na definição das estratégias e metas. A Lei busca melhorar a qualidade e a resolubilidade dos serviços de saúde bucal em todos os pontos de atenção da rede estadual, estimulando a atuação conjunta das equipes com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e promovendo a implantação de serviços especializados.

Ações de vigilância epidemiológica e sanitária em saúde bucal serão igualmente contempladas, visando monitorar os resultados e avaliar o impacto das ações desenvolvidas, promovendo uma atuação preventiva e baseada em dados e evidências. Outrossim, a promoção da educação permanente em saúde e o estímulo à pesquisa científica são pilares para a constante atualização e qualificação dos profissionais de saúde bucal.

Destaca-se ainda, que a Lei busca a valorização da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), ao torná-la protagonista no desenvolvimento de produtos e tecnologias necessárias à expansão das ações dos serviços públicos de saúde bucal e a efetiva implementação da lei deverá ser acompanhada pela regulamentação adequada por parte do Poder Executivo, assegurando que as diretrizes propostas sejam colocadas em prática de forma eficiente e eficaz.

Ascom Parlamentar - Edição: Katya D'Angelles 
registrado em: