Salário justo foi tema defendido em sessão de homenagem a assistentes Sociais

por Katya D'Angelles publicado 18/05/2023 14h00, última modificação 19/05/2023 10h41
Proposição da homenagem foi da deputada Simone Pereira (MDB) que garantiu a negociação do piso da categoria com o governador do Estado

O Dia do Assistente Social foi comemorado nesta quinta-feira(18), durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Piauí.  Comemorado no dia 15 de maio a sessão foi proposta pela deputada Simone Pereira (MDB) que é assistente social por formação e atuação. A participação da categoria foi expressiva e vários temas foram debatidos pelos que fizeram uso da palavra. A sessão foi aberta pelo deputado Fábio Novo (PT) que logo depois passou a palavra à proponente que conduziu os trabalhos, inclusive com homenagens as profissionais.

Na maioria dos discursos, o caráter essencial em defesa da garantia dos direitos e da cidadania foi ressaltado. Entre eles a luta pela redução das desigualdades sociais no Brasil, país, com maior número de assistentes sociais no mundo. Uma das principais atribuições possíveis de um assistente é promover tanto o bem-estar físico como o psicológico e social. Para isso, ele pode atuar junto a empresas privadas, a órgãos públicos ou a organizações não governamentais.

Simone Pereira (MDB), agradeceu a presença de todos, “hoje era um dia muito especial para ela por ser a sua primeira sessão solene depois que assumiu o cargo de deputada.  Desde que assumi o cargo, sempre falei que minha primeira sessão solene seria em homenagem a minha categoria. Hoje eu carrego esse broche com muito orgulho”, afirmou. A deputado garantiu que já há estudo com três opções de minuto de projeto para a aprovação do piso salarial da categoria no Piauí e que será dialogado com o governador Rafael Fonteles (PT) um piso que possível dentro da realidade do estado, nas que honre o trabalho desenvolvido por estes profissionais.

A parlamentar ressaltou sua responsabilidade de defender esta bandeira e que ainda tem muito a ser conquistada. A sessão solene, segundo ela, teve o caráter de “valorizar o assistente social. E aqui nesta Casa eu vou brigar pela nossa profissão, estou aqui para garantir os nossos direitos. O assessor jurídico, Dr. Flávio, acaba de chegar da prefeitura e disse que nosso projeto de equiparação salarial está aprovado e sendo encaminhado para a Câmara municipal e logo será votado, afirmou.

Membro do Conselho Regional de Assistência Social da 22ª região Piauí (Cress-pi), Dannylo Cavalcante Alves, agradeceu a homenagem e destacou a importância do assistente social Segundo ele, o Brasil tem mais de 10.000 profissionais que fazem a diferença na vida das pessoas. “Por isso, é importante serem reconhecidos profissionalmente. Disse ainda que o Cress não vai medir esforços para ajudar essa categoria e está à disposição dos deputados”, afirmou.

Janaína Mapurunga, representando a Secretária De Estado Da Assistência Social, Trabalho E Direitos Humanos Do Piauí (Sasc), Regina Sousa, em seu discurso agradeceu a presença de todos os deputados presentes e disse que está imensamente feliz de ver a deputada Simone abraçando esta causa. Pediu aos parlamentares que através de emendas possam dar mais estrutura aos profissionais para melhor atender a sociedade.

“É necessário ter condições de estrutura física nos órgãos responsáveis para que a categoria possa chegar aos locais mais distantes das zonas rurais que a gente não consegue ter acesso, falta a estrutura mínima de trabalho, tem órgãos que nem computador ainda não tem e é pensando nessa situação que temos que alertar as autoridades”, destacou Janaina.

Estiveram presentes na solenidade,Janaína Mapurunga representando a Secretária De Estado Da Assistência Social, Trabalho E Direitos Humanos Do Piauí (Sasc), Regina Sousa , secretária municipal da mulher, Karla Berger, Assistente social, Dilma Campos, Zenaide Lustosa Secretária De Estado Das Mulheres do Piauí, Senhora Stephanie Santos - Presidente Do Conselho Estadual De Assistência Social Do Piauí, Senhor Antoniel De Sousa Silva - Prefeito De Caridade Do Piauí e Presidente Da Associação Piauiense De Municípios (Appm), membro do Conselho Regional de Assistência Social da 22ª região Piauí (Cress-pi), Dannylo Cavalcante Alves, e Isabel Croonenberg, professora.

Aglair setúbal, primeira doutora em Serviço Social do Estado do Piauí

Zita Alves Vilar - professora

Janete sousa – Assistente Social

Marfisa martins Mota- Professora