Reunião conjunta das comissões vai analisar propostas e limpar pauta

por paulo — publicado 06/12/2022 14h20, última modificação 06/12/2022 14h20
A reunião conjunta das comissões técnicas foi proposta pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco Costa
Reunião conjunta das comissões vai analisar propostas e limpar pauta

Deputado estadual Francisco Costa (PT)

O deputado estadual Francisco Costa (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), propôs, na sessão plenária desta terça-feira (6), que os parlamentares façam uma reunião conjunta das comissões técnicas nesta quarta-feira(7). Com o consentimento do vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Francisco Limma (PT), e do presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação (CFC), Franzé Silva (PT), a solicitação foi acatada.


A intenção de Francisco Costa é que os projetos de lei que estão represados há algum tempo nas comissões técnicas sejam votados. A expectativa do líder é que mais comissões, além da CCJ e da CFC, participem da reunião para que ainda mais matérias sejam analisadas.


Apenas o deputado Marden Menezes (Progressistas) foi contrário à realização da reunião conjunta nesta quarta-feira. O parlamentar falou que o Governo tinha feito um acordo para que os debates fossem realizados nesta terça-feira, mas que não o cumpriu. Ele disse que precisou adiar e cancelar compromissos com suas bases para garantir a presença na reunião, mas que a situação não seguiu o acordado. Marden reforçou a reclamação lembrando que são matérias polêmicas e que seria de bom senso garantir a presença da oposição.


Apesar da reclamação, o acordo pela realização da reunião conjunta se manteve. Segundo parlamentares da base, como Francisco Limma, os projetos de lei não podem demorar a serem analisados. O presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho (MDB), lembrou que a oposição ao governo é formada por sete parlamentares, então dá para ter representantes na reunião.


Saúde - A deputada Teresa Britto (PV) discursou na sessão plenária sobre a necessidade de descentralização de serviços de saúde ofertados pelo Instituto de Assistência e Previdência Privada do Estado do Piauí (IASPI).


De acordo com a parlamentar, os beneficiários do instituto que residem em diversos municípios precisam se deslocar até Teresina para receber assistência de algumas especialidades. “Pacientes que necessitam de atendimento de psicólogos, fisioterapeutas e de fonoaudiólogos são atendidos somente em Teresina. Outros centros como Parnaíba, Floriano, Picos e São Raimundo Nonato possuem esses profissionais atuando em clínicas que poderiam ser conveniadas ao Instituto”, destacou a deputada, considerando que a descentralização poderia gerar redução de custos para o estado.

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles