Reclamações contra a Equatorial repercutem na Assembleia

por Iury Aragão publicado 22/03/2023 14h30, última modificação 22/03/2023 14h31
Os deputados Evaldo Gomes e Franzé Silva cobraram soluções para as constantes quedas de energia

O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) repercutiu, na sessão plenária desta quarta-feira (22) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), reclamações que têm chegado a respeito dos serviços prestados pela Equatorial Piauí. "Tenho recebido muitas reclamações por parte dos usuários da nossa capital, no que diz respeito à falta de energia. Aqui mesmo na zona leste, especialmente naquela região do grande Satélite, no Planalto Ininga, Morada do Sol. Aquela região tem sofrido falta de energia todas as vezes que chove. Quando chove, tem lugares que ficam até um dia e meio sem energia", reclamou.

De acordo com o parlamentar, a Assembleia já questionou a empresa de energia em outros momentos. "A Equatorial fala muito em investimento e, no entanto, fica só no discurso. Não compreendo como uma empresa como a Equatorial, que tem cobrado taxas altíssimas dos usuários, não tem feito esse investimento. De norte a sul de Teresina falta energia. Quase todos os dias a gente recebe reclamações. Os usuários têm sofrido na pele esse descaso", disse Evaldo Gomes ao solicitar que a Casa busque um diálogo com a empresa para cobrar medidas e encontrar soluções para o problema.

O presidente da Assembleia, deputado Franzé Silva (PT), concordou com as queixas e ressaltou que tramita na Alepi o pedido para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a situação. "Tenho cobrado, há anos, solução para o problema da má qualidade de fornecimento de energia para a população, tanto em Teresina como no interior. Caso a Equatorial não apresente solução, vamos dar andamento ao pedido de CPI", frisou.

ÁGUA - O deputado Dr. Hélio (MDB) utilizou os dois minutos da sessão para agradecer pela oportunidade de promover uma solenidade nesta quarta-feira (22) sobre o Dia Mundial da Água. Realizada durante a manhã, reuniu parlamentares e representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente; e da Comissão de Meio Ambiente da OAB Piauí.

O deputado Francisco Limma (PT) parabenizou o colega por trazer a temática à Alepi e ressaltou a importância da água para a sobrevivência humana. "As pessoas, às vezes, não se dão conta da escassez desse recurso", disse Limma ao reforçar a necessidade de ações públicas, como do programa implementado pelo governo Lula destinado à construção de cisternas para armazenamento de água nas regiões mais secas.

Cristal Sá - Edição: Iury Parente