Projetos sobre direitos às pessoas com deficiência são lidos na Alepi

por Iury Aragão publicado 22/03/2023 13h20, última modificação 22/03/2023 13h26
Barbara do Firmino e Rubens Vieira são autores das matérias

Os deputados Rubens Vieira (PT) e Bárbara do Firmino (Progressistas) apresentaram na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quarta-feira (22) projetos que garantem direitos às pessoas com deficiência no estado.

 

A atenção de Rubens Vieira é às mães que possuem o transtorno do espectro autista. O parlamentar propõe a criação de um Programa Estadual de acompanhamento dessas mulheres no pré-natal e no pós-parto. Medidas como consultas ginecológicas, obstétricas e pediátricas devem ser garantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é que a criança seja acompanhada de perto até os seus dois anos de forma específica.

 

Já a deputada Bárbara do Firmino apresentou projetos que visam garantir lazer às pessoas com diversas deficiências. No “Praia para Todos”, a parlamentar quer garantias de acessibilidade aos balneários. Rampas de acesso a cadeirantes, cadeiras de rodas especiais e esteiras são algumas das instalações que devem estar disponíveis em balneários que incluem as praias, mas também rios e lagos.

 

Em outra matéria, a deputada trata da oferta de sessões de cinema para pessoas com diversas deficiências, como Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down. O objetivo é que haja pelo menos uma sessão mensal destinada a esses públicos e a seus familiares.

 

 

Nícolas Barbosa – Edição: Iury Parente