Programa Parlamento do Futuro é aprovado em plenário

por Katya D'Angelles publicado 05/09/2023 15h20, última modificação 05/09/2023 15h25
A ideia é permitir que estudantes vivenciem a rotina de trabalho do Legislativo piauiense

A partir de proposição do deputado Francisco Limma (PT), foi aprovado o projeto de lei que cria o programa “Parlamento do Futuro” – uma ação voltada para estudantes que queiram vivenciar as atividades legislativas dos deputados estaduais. A votação ocorreu na manhã desta terça-feira (5) em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A proposta já havia sido aprovada mais cedo pelas comissões temáticas da Casa.


Francisco Limma (PT) explicou que a proposta “visa promover a formação política cidadã dos jovens estudantes piauienses, por meio da atividade vivencial, que os levem a compreender a organização dos poderes, em especial do Poder Legislativo, bem como a importância da participação popular no Parlamento”.


“O exercício direto e simulado das atividades do programa ‘Parlamento do Futuro’ acontecerá nas dependências da Assembleia Legislativa, durante a ‘Jornada Parlamentar’, com duração de três dias, nos períodos de recesso da Casa”, determina o projeto de lei.


TECNOLOGIA – Gracinha Mão Santa (PP) teve aprovada matéria que dispõe sobre campanha de conscientização para o uso responsável das tecnologias digitais na rede pública de ensino do Piauí. O projeto de Franzé Silva (PT) que cria o programa estadual de combate ao cyberbullying também teve votação favorável.


HOMENAGENS – Os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 135/23, do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), que institui o Dia Estadual da Força Jovem Universal, a ser comemorado anualmente, no terceiro domingo do mês de setembro. Henrique Pires (MDB) teve três matérias aprovadas. A primeira concede o título de Terra do Melão ao município de Canto do Buriti. A segunda confere a medalha do mérito legislativo ao jurista Celso Barros Coelho. A última outorga ao deputado federal Baleia Rossi a cidadania piauiense. Também foram votados favoravelmente os títulos de cidadania ao delegado Francisco Carlos Eduardo Aquino Araújo, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, por meio de projeto apresentado pela deputada Bárbara do Firmino (Progressistas); e ao presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), Florian Madruga, proposto pelo deputado Francisco Limma (PT).


UTILIDADE PÚBLICA - O Projeto de Lei 142/23, do deputado Oliveira Neto (PT), que reconhece a utilidade pública da Associação da Juventude Praticante da Cidadania (AJPC), do município de Altos, foi aprovado. Assim como o que concede o mesmo título à Associação dos Descendentes de Valério Coelho (ADVC), a partir de iniciativa do parlamentar Georgiano Neto (MDB).


FAPEPI – Foi aprovado, ainda, a proposição de Franzé Silva (PT) que denomina de “Edifício Afonso Sena” o prédio público Estadual sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).


Iury Parente/ Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles