Procissão das Sanfonas de Teresina é reconhecida como patrimônio cultural

por Katya D'Angelles publicado 30/04/2025 12h55, última modificação 30/04/2025 14h34
A festividade ocorre desde 2018, no dia 2 de agosto

 


O projeto de lei que reconhece como patrimônio cultural imaterial do Piauí a Procissão das Sanfonas de Teresina, de autoria do deputado Francisco Limma (PT), foi aprovado na sessão plenária dessa terça-feira (29) da Assembleia Legislativa (Alepi). A procissão acontece no dia 2 de agosto, data da morte de Luiz Gonzaga.


 


Limma explica que o encontro é marcado por união, música e por reconhecimento àqueles que atuaram para a construção da identidade nordestina; e que em 2025 completa 17 anos. “A festividade reúne sanfoneiros e admiradores da cultura nordestina em um percurso que começa na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, onde ocorre a bênção das sanfonas”, diz.


 


O deputado afirma que, a cada edição, tem crescido o número de jovens sanfoneiros, mostrando a importância do instrumento no nordeste brasileiro. “A Procissão é uma manifestação democrática da cultura nordestina e uma demonstração de que o sonho dos gonzaguianos que idealizaram esse evento se tornou realidade”, finaliza.


 


Utilidade pública – O Plenário aprovou, durante a sessão plenária, o reconhecimento de utilidade pública ao Instituto Champions Arena (ICA) e à Associação Esportiva Torres (AET).


 


Título de cidadania – Os parlamentares aprovaram também concessão de títulos de cidadania piauiense a Nísia Trindade Lima, ex-ministra da Saúde, e a Sandra Marina Gonçalves Bezerra.


 


Força Expedicionária Brasileira – O presidente da Alepi teve moção de aplauso de sua autoria, em reconhecimento aos 80 anos do desembarque da Força Expedicionária Brasileira da Itália durante a 2ª Guerra Mundial, aprovado.


 


Indicativos – Na sessão plenária ainda foram aprovados dois indicativos de projeto de lei. Um visa a doação da área de Soião, em Oeiras, para a Associação dos Criadores do Médio Canindé; o outro busca instituir Programa de Incentivo ao Esporte Amador do Estado do Piauí.

 


Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles