Presidente do Parlamento do Futuro fala sobre a importância da política

por Katya D'Angelles publicado 26/02/2024 13h55, última modificação 26/02/2024 13h58
Luiza Maria destaca preocupação sociais e engajamento em transformações

Após ser eleita com 16 dos 30 votos de seus colegas nesta segunda-feira (26), a presidente do Parlamento do Futuro, Luiza Maria (Partido da Agricultura e Meio Ambiente) falou em uma coletiva de imprensa. Acompanhada do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), e do presidente da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, Francisco Limma (PT), ela respondeu perguntas dos jornalistas presentes.

 


O primeiro questionamento lembrou que Luiza Maria é a primeira mulher a ser eleita para o cargo de presidente na Alepi. A deputada do futuro reconheceu a importância deste momento: “O ambiente político é um ambiente dominado por homens. Estar aqui representando as mulheres é uma forma de incentivo para que as mulheres participem da política”. 

 

Estudante do 2º ano do Ensino Médio no CETI João Henrique Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, em Teresina, Luiza Maria falou que quis participar do Parlamento do Futuro porque sempre está envolvida em questões sociais e atenta ao que gostaria de mudar na sociedade. Ela apresentou um projeto que prevê a implantação de composteiras nas escolas. Desde o final de janeiro, ela já vinha mandando mensagens pedindo votos para a presidência e conversando com os demais parlamentares do futuro.

 

A deputada do futuro relatou na entrevista que recebeu todo o apoio dos profissionais da escola para participar do projeto. O professor Leonardo Santana destacou as qualidades de Luiza Maria: “Ela conversa bem, ela sabe articular e no final a vitória foi muito boa. Ela é uma das líderes de turma na escola e nós já observamos esse potencial por esse manejo que ela tem. Por isso, nós a convidamos a ser a candidata para representar a 19ª GRE (Gerência Regional de Educação)”.

 

Eleitor da chapa da presidente do Parlamento do Futuro e estudante da mesma escola, o deputado do futuro João Sotero (Partido da Agricultura e Meio Ambiente), falou sobre como as experiências no CETI João Henrique Almeida Sousa estimularam a liderança: “Desde o 5º ano do Ensino Fundamental eu venho me envolvendo em projetos, tanto de robótica, quanto de Olimpíadas e apresentação de seminários. Desde o 5º ano eu venho desenvolvendo esse papel de protagonismo, de falar em público, apresentar projetos”.

 

Os passos dados por Luiza Maria e João Sotero são exemplos de como o projeto Parlamento do Futuro tem transformado a visão dos jovens sobre a política. Na coletiva, Franzé Silva destacou a importância de que as novas gerações valorizem os espaços políticos. Francisco Limma destacou que a mudança deve prever uma ampliação da democracia: “O Parlamento do Futuro aponta na direção de que a política só pode melhorar com a maior participação de todos. Homens e mulheres, ricos e pobres, brancos e negros. Todas as pessoas podem e devem participar da política. Quanto mais gente participar da política, melhor para a sociedade”

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles

IMAGENS