PL prevê criação de programa de qualificação de mão de obra na produção de hidrogênio verde

por Katya D'Angelles publicado 11/12/2023 14h40, última modificação 11/12/2023 14h40
Um dos objetivos é o estímulo à criação e articulação de redes de pesquisa, desenvolvimento e inovação

O deputado Rubens Vieira (PT) protocolou projeto de lei na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para a criação da Política Estadual de Pesquisa, Desenvolvimento e Qualificação de Mão de Obra para Produção de Hidrogênio Verde. A proposta vem após o anúncio, da União Europeia, de que o Piauí receberá parte do financiamento de 2 bilhões de euros destinado ao Brasil.

 


O litoral piauiense terá a Unidade de Produção de Hidrogênio Verde, o Porto de Luís Correia e a ampliação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE). Assim, o parlamentar argumenta que “todos esses projetos que orbitam em tomo da produção de Hidrogênio Verde, precisarão de mão de obra qualificada, e qualificar os trabalhadores piauienses para atuar neste mercado é o objetivo deste Projeto de Lei”.

 


Entre as diretrizes dessa Política Estadual estão o mapeamento dos potenciais desafios tecnológicos e problemas técnicos e operacionais que possam impedir ou dificultar a inserção do Hidrogênio Verde no mercado, o estímulo à criação e articulação de redes de pesquisa, desenvolvimento e inovação e a identificação de oportunidades de colaboração com entidades públicas e privadas.

 


UTILIDADE PÚBLICA
 – Do parlamentar Hélio Isaías (PT) foi lido, na sessão plenária desta segunda-feira (11) da Alepi, projeto de lei que reconhece de Utilidade Pública o Instituto Logística Unindo Solidariedade e Sustentabilidade (LUSS), com sede em Teresina.

 

APOIO – O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), e o deputado Henrique Pires (MDB) requereram envio de Moção de Apoio à indicação do advogado Marco Aurélio Carvalho para o Ministério da Justiça.

 

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles