Pessoas com fibromialgia serão reconhecidas como pessoas com deficiência

por Katya D'Angelles publicado 21/11/2023 15h25, última modificação 21/11/2023 15h31
A matéria é de autoria do presidente da Assembleia, deputado Franzé Silva (PT)

O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, nesta terça-feira (21), o Projeto de Lei 162/23, que assegura às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos e garantias das pessoas com deficiência. A matéria segue para sanção governamental.

“A fibromialgia é uma doença crônica multifatorial relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central, que causa dores intensas em todo o corpo e grandes transtornos aos portadores”, ressalta o presidente da Casa, deputado Franzé Silva (PT), autor do projeto.

DOADORES – Outra proposição aprovada foi o Projeto de Lei 155/23, que prevê a criação do Banco de Sangue Virtual do Estado. A iniciativa, do deputado Francisco Limma (PT), prevê o cadastramento prévio de pessoas que desejarem ser doadoras de sangue junto ao Hemopi.

O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) é autor do Projeto de Lei 204/23, aprovado pelo Plenário, que prioriza o atendimento de doadores de sangue raro e fenotipado convocados pelos bancos de sangue no estado.

CAMPANHA – Assim como os demais, foi remetido à sanção governamental o Projeto de Lei 245/23, que institui a Campanha de Conscientização e Incentivo à Doação de Cabelo a Pessoas em Tratamento do Câncer. A matéria é de autoria do deputado Gessivaldo Isaías.

Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles