Peritos criminais são homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa

por paulo — publicado 15/12/2021 16h26, última modificação 15/12/2021 16h26
A sessão solene em reconhecimento ao trabalho dos peritos criminais foi proposta pelos deputados Francisco Costa e Gessivaldo Isaías
Peritos criminais são homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa

Peritos criminais foram homenageados na Alepi

Por iniciativa dos deputados Gessivaldo Isaías (Republicanos) e Francisco Costa (PT), os peritos criminais do estado do Piauí foram homenageados em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa (Alepi) nesta quarta-feira (15). De acordo com Gessivaldo Isaías, a atuação dos profissionais da área é essencial para que seja possível chegar à “verdadeira justiça".

Francisco Wilson Gomes Leal, diretor jurídico da Associação dos Peritos Criminais, Odonto e Médicos Legistas do Piauí, explicou que a importância dos peritos, para a investigação criminal, “é que ele vai indicar, através de teorias, teoremas e técnicas, a autoria e a materialidade dos delitos, sem o qual o Ministério Público não conseguiria denunciar o investigado, e o próprio judiciário não teria algo tão robusto, que é a prova pericial". Conforme Leal, o trabalho deles serve tanto para culpabilizar quanto para inocentar um suspeito.

Maria Rosimere Xavier, presidente da Associação dos Peritos Criminais, Odonto e Médicos Legistas do Piauí, destacou a importância dos profissionais da área, especialmente nos casos de feminicídio. Xavier lembrou que o Piauí tem se destacado negativamente com a quantidade de crimes contra a mulher e que “a perícia criminal é importante não somente no local de crime, mas no celular da vítima, que vai para o perito da informática, nas vestes da vítima, que vão para o Instituto de DNA, na análise do projétil, que vai para a balística”.

Conforme Antônio Nunes Pereira, diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), o Piauí tem evoluído bastante. Afirmou que em 2014 o estado tinha pouco mais de 50 peritos e em 2021 já são 193. Conforme o diretor, já foi inaugurado o Instituto DNA Forense, vai ser construída uma Central de Custódia e há licitação para aparelhos de toxicologia. “Digo que o Piauí avançou, em sete anos, uns 30 anos”.

O perito criminal Rian Felipe agradeceu ao ex-parlamentar estadual Paulo Martins (PT) e ao deputado Francisco Costa (PT) pela nomeação dos últimos peritos concursados. “O primeiro parlamentar que se disponibilizou a nos receber foi o deputado Paulo Martins, o qual nos levou ao Dr. Francisco Costa, que recebeu boa parte das 19 pessoas que estavam aguardando nomeação. De forma muito humilde, muito humana e com empatia fora do normal, ele acolheu nossa demanda e se disponibilizou a interceder por nós junto ao governador”.

Os demais participantes da Sessão Solene foram Adilana Soares, diretora do Instituto DNA Forense (IDNA), Juarez Carvalho, coordenador do Instituto de Identificação do Estado do Piauí, e os peritos Péricles Avelino, Rawlison Ibiapina e Alcino Marques Neto.

Iury Parente - Edição: Katya D'Angelles