Parlamentares participam de eventos no interior do Piauí

por paulo — publicado 28/06/2022 13h20, última modificação 29/06/2022 08h39
Parlamentares participam de eventos no interior do Piauí

Deputado Gessivaldo Isaías na tribuna da Alepi

Os deputados estaduais ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa, no tempo destinado aos pequenos avisos da sessão plenário desta terça-feira (28), e abordaram eventos realizados nos municípios.

O deputado Francisco Limma (PT) foi o primeiro a se pronunciar, parabenizando a realização do XVII Festival Cultural dos Cocais no município de São João do Arraial. O evento, que aconteceu de 24 a 26 de junho, contou com apresentações de quadrilhas municipais e regionais e também sediou o Concurso Estadual de quadrilhas, que escolheu a melhor quadrilha junina do estado do Piauí. “É um evento muito importante, que valoriza a cultura do nosso Estado e gera renda para a região”, destacou o deputado Limma.

O deputado Dr. Hélio Oliveira (MDB) também se pronunciou, parabenizando a Secretaria Estadual de Justiça pela conclusão do curso de formação dos policiais penais aprovados no último concurso estadual, realizado em 2016. “É um momento de alegria, uma vez que o Sistema Prisional do Piauí é destaque em todo o país em termo de apenados que estudam, na inserção do trabalho dentro das unidades prisionais mas nada disso funcionaria sem os agentes prisionais e servidores”. Dr. Hélio também destacou que a realização do curso de formação dos agentes se deu também pela aprovação de Lei de sua autoria que suspendeu o prazo de validade de concursos públicos durante a pandemia da COVID 16.

RECUPERAÇÃO DE RODOVIAS - Ainda durante a sessão plenária, o deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos) informou aos presentes que encaminhará à Casa um requerimento solicitando providências para o roçado das laterais de trechos de PIs e BRs nas proximidades do município de Avelino Lopes. O deputado informou que no último dia (25) participou de evento naquele município e, durante o seu deslocamento, presenciou alguns acidentes de trânsito. O parlamentar explicou que há pontos das vias em que a sinalização de trânsito encontra-se coberta pela vegetação, fato que pode ocasionar acidentes.

Caminhada da Fraternidade - Já a deputada Teresa Britto (PV) usou a tribuna para registrar a visita do padre Isaías Pereira, coordenador da Caminhada da Fraternidade 2022. O evento foi realizado no dia 11 de junho, depois do ínterim de dois anos, por causa da pandemia. “É um sentimento dos piauienses pela solidariedade, pelo amor ao próximo, buscando fazer sempre a mais bela e maior caminhada solidária do Brasil”, disse.

De acordo com a parlamentar, a realização da Caminhada da Fraternidade contou com emenda parlamentar dela. “Participamos ativamente desde a primeira, há 27 anos. [...] Temos acompanhado porque achamos de grande valia para a nossa capital, para os projetos sociais que a Caminhada da Fraternidade assiste”, afirmou.

Laryssa Saldanha, Andreia Sousa e Iury Parente