Ouvidor-geral externo da DPE apresenta trabalhos realizados em 2021

por paulo — publicado 23/03/2022 13h30, última modificação 23/03/2022 13h46
Djan Moreira apresentou o relatório sobre atividades da Ouvidoria Externa no ano passado.

O ouvidor-geral externo da Defensoria Pública do Piauí, Djan Moreira, apresentou o relatório sobre os trabalhos do órgão durante o ano de 2021, em evento realizado nesta quarta-feira (23) no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí. A aproximação com diversas entidades da sociedade civil e de movimentos sociais foi considerada a principal ação desenvolvida.

Ao todo, 855 manifestações foram recebidas pela Ouvidoria Externa do órgão. Pouco mais de 500 desses contatos buscavam informações sobre como ter acesso aos serviços da Defensoria Pública do Estado do Piauí. As origens das demandas demonstram que o trabalho da instituição chega a diversas cidades do Piauí, outros estados e até mesmo a Portugal. As ações desenvolvidas pela Ouvidoria Externa foram elogiadas pelo Defensor Geral do Estado, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis. “Esse trabalho dele é reconhecido, hoje, nacionalmente pelas ouvidorias do Brasil, ouvidoria das defensorias públicas, também das defensorias brasileiras. Então, por aí, já se tem a ideia da importância do trabalho do Djan”, elogiou o Defensor Geral.

O diálogo desenvolvido com os movimentos sociais foi destacado como positivo. Várias entidades que atuam na defesa de deficientes, da juventude, da população em situação de rua e diversas outras causas estiveram presentes no Cine Teatro da Alepi sinalizando que há uma aproximação entre a Ouvidoria Externa e a sociedade civil organizada. A ouvidora-geral da Defensoria do Estado da Bahia, Sirlene Assis, também esteve presente ao evento. Djan Moreira demonstrou em vários momentos que o trabalho realizado pela ouvidora baiana é a sua principal referência. Os elogios também se dirigiram para outras instâncias da Defensoria Pública do Piauí, como o Conselho Superior e a Escola Superior e à Rede de Ouvidorias do Piauí por estarem sempre de portas abertas ao ouvidor-geral.

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles 

registrado em: