Oposição reclama que investimento em segurança é insuficiente

por paulo — publicado 05/04/2022 13h25, última modificação 05/04/2022 14h54
Policiamento ostensivo com bicicletas em locais públicos é criticado pelos deputados de oposição.
Oposição reclama que investimento em segurança é insuficiente

Deputados no Plenário da Alepi

Um debate sobre segurança pública entre deputados da base de apoio ao Governo do Estado e da oposição movimentou a sessão plenária desta terça-feira (5) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

A proposta do Executivo estadual de implantar o policiamento ostensivo com bicicletas em locais públicos de lazer foi considerada, pela oposição, insuficiente para enfrentar os desafios do tema no Piauí. A base do Governo acredita que o modelo é acessório a políticas de segurança pública já implantadas e que tem gerado resultados positivos.

O deputado Gustavo Neiva (Progressistas) foi o provocador do debate ao considerar a proposta inovadora, mas que não contribui muito para a redução da violência no estado. O parlamentar destacou que a ascensão dos homicídios no Piauí foi uma das maiores do Brasil nos últimos anos e que, diante do forte aparelhamento dos bandidos, o policiamento com bicicletas tem pouca efetividade. Ele cobrou investimentos para o aumento do efetivo, garantia de combustível nas viaturas e melhores equipamentos para os policiais executarem seu trabalho.

Themístocles Filho (MDB) fez a réplica defendendo que o policiamento com bicicleta existe em vários estados brasileiros com a mesma função pretendida pelo Governo do Estado. Para o presidente da Alepi, a compra desses equipamentos vai se somar a outras medidas que tiveram o apoio da Casa, como uma emenda orçamentária coletiva de todos os deputados destinada à compra de mais de 300 motocicletas.

Apesar de concordar com a utilização das bicicletas para policiamento em locais de lazer, Júlio Arcoverde (Progressistas) considerou que há falta de seriedade do Governo do Estado em relação ao tema da segurança pública. “Se não tiver o convênio da prefeitura com os soldados, eles morrem de fome e não conseguem sair do posto policial porque não tem dinheiro para bancar as viaturas. Em vez de comprar bicicleta, aparelha as polícias”, criticou o parlamentar.

A fala de Julio Arcoverde foi considerada sem fundamentação por Themístocles Filho. O presidente defendeu que os problemas apontados pelo deputado da oposição acontecem apenas em algumas cidades menores do estado, nas quais não há muita reclamação sobre segurança pública, enquanto os piores dados de violência estão nas maiores cidades, como Teresina e no litoral. E complementou dizendo que, se o policiamento com bicicleta é feito em São Paulo, ele é elogiado, mas no Piauí ele é criticado.

Julio Arcoverde reagiu à afirmação de Themístocles Filho e disse que, proporcionalmente, a violência está presente em todas as cidades, independentemente do tamanho das mesmas. O presidente creditou a crítica da oposição ao período eleitoral.

Na sequência, a deputada Teresa Britto (PV) também sugeriu que o Governo do Estado não invista nas bicicletas e foque o gasto público em viaturas e aumento de efetivo policial. A parlamentar defende que, com mais policiamento, há a redução da violência.

Todas essas críticas da oposição foram consideradas infundadas por Franzé Silva (PT). Ele parabenizou o destaque ao tema da segurança pública, mas cobrou que o debate seja feito baseado em dados. Segundo o parlamentar, a oposição cria uma realidade que não existe para fazer o seu discurso com posições falsas. Franzé Silva citou estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que coloca o Piauí com uma das sete menores taxas de homicídio do Brasil, sendo a menor das regiões Norte e Nordeste.

TRANSPORTE - O deputado Franzé Silva também criticou na sessão plenária da Alepi desta terça-feira a falta de transporte público para a zona rural de Teresina. Ele afirmou que esteve em algumas localidades da capital em que os moradores deixam de ir a consultas, ao trabalho e aos estudos por falta de meios de locomoção.

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles