Nota de Pesar pelo falecimento do ex-deputado Elias Ximenes do Prado

por Katya D'Angelles publicado 23/04/2024 12h44, última modificação 23/04/2024 12h44

A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), deputados e servidores, lamentam, com profundo pesar, o falecimento do ex-deputado estadual Elias Ximenes do Prado ocorrido nesta terça-feira (23). A vida política do parlamentar foi marcada pela coragem e pela ética e serve de exemplo para todos os piauienses. Neste momento de dor nos solidarizamos com familiares e amigos.

Biografia

Elias Ximenes do Prado foi uma grande liderança de Parnaíba e de todo o estado. Apesar de ter nascido em Sobral, no vizinho estado do Ceará, migrou ainda criança para o litoral piauiense fugindo, junto à sua família, de uma seca.

Após sua chegada ao Piauí, ainda criança, começou a trabalhar no comércio, área em que se destacou em Parnaíba em uma época que a cidade tinha a economia mais dinâmica do estado. O ex-deputado começou sua carreira política com o fim do Estado Novo e foi eleito para três mandatos na Câmara de Vereadores parnaibana nas décadas de 1950 e 1960.

Por ser líder do PTB, partido depois cassado pela Ditadura Militar, foi perseguido e chegou a ser várias vezes preso após o Golpe de 1964. Sempre mobilizado contra os militares, fundou o PMDB em Parnaíba no final da década de 1970, partido que fazia oposição ao partido do Governo, a ARENA. Pela agremiação, se elegeu prefeito da cidade litorânea em 1972, foi um dos três parlamentares eleitos em 1978 para a Alepi e, em 1982, foi reeleito pelo mesmo partido.

Em 2002, Elias Ximenes do Prado foi eleito novamente para o Parlamento piauiense, dessa vez pelo PDT, partido que havia sido liderado por seu filho, Elias Ximenes do Prado Júnior, que morreu precocemente durante o seu primeiro mandato como deputado estadual. Atualmente, o filho do parlamentar dá nome ao Plenarinho da Alepi.

Nota de Pesar do Presidente da Alepi Franzé Silva

Recebo, com tristeza, a notícia do falecimento do ex-deputado estadual Elias Ximenes do Prado. Elias Prado era natural de Sobral-CE. Foi prefeito e vereador de Parnaíba e deputado estadual por dois mandatos. Era pai do saudoso deputado estadual Elias Ximenes do Prado Júnior, cujo nome a Assembleia Legislativa do Piauí homenageia no seu Plenarinho. Rogo a Deus que receba a alma de Elias Prado e conforte os corações dos familiares e amigos, neste momento de tristeza da dor dessa inestimável perda.

Assembleia Legislativa do Piauí