Marden Menezes propõe criação de gratificação de incentivo à interiorização para médicos

por Katya D'Angelles publicado 04/09/2023 13h10, última modificação 04/09/2023 13h10
Além do deputado, Gracinha Mão Santa também tratou a área da saúde em requerimento

 

Duas matérias que tratam das condições de trabalho dos médicos no sistema de saúde público do estado foram lidas na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta segunda-feira (04). 


O deputado Marden Menezes (Progressistas) é o autor de Indicativo de Projeto de Lei que cria a Gratificação de Incentivo à Interiorização e regulamenta o Processo Seletivo de Remoção. As medidas visam dar um incentivo financeiro para os médicos que trabalham em cidades mais distantes dos principais centros urbanos do Piauí e garantir transparência às transferências desses profissionais entre as diversas unidades de saúde do estado.


Já a deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) apresentou um requerimento pedindo explicações da Secretaria de Estado da Saúde sobre a situação de trabalho dos médicos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. O sindicato da categoria fez uma denúncia acerca de atos de desrespeito a direitos dos profissionais após a administração da unidade ter sido concedida a uma organização social.


Ainda na área da saúde, Bárbara do Firmino (Progressistas) apresentou projeto de lei que visa obrigar órgãos públicos a publicarem em seus veículos de divulgação informações sobre cuidados com saúde mental. Sobre saúde animal, Marden Menezes requereu à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos que o Castramóvel faça uma ação em Piripiri.


Também sobre saúde, o foco de requerimento apresentado pelo deputado Dr. Vinícius (PT) é aos pacientes renais. O parlamentar solicita a realização de uma audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Saúde para tratar dos serviços de hemodiálise.


INFRAESTRUTURA - Preocupado com a segurança do trânsito no trecho da BR-343 que passa por Campo Maior, o deputado Dogim Félix (Progressistas) requereu ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) medidas como a instalação de redutores de velocidade, sinalização e quebra-molas.


Também atento à situação das estradas federais piauienses, Henrique Pires (MDB) requereu ao governador Rafael Fonteles que solicite ao presidente Lula a duplicação das rodovias que chegam a Teresina e a construção das eclusas da Barragem de Boa Esperança.


O parlamentar também é autor de requerimento que solicita a realização de uma sessão solene pela passagem do Dia Mundial do Turismo e do Dia do Turismólogo. A expectativa é que a solenidade aconteça em outubro.


UTILIDADE PÚBLICA - O presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), apresentou projeto que objetiva reconhecer de utilidade pública a Associação dos Trabalhadores de Porcos, Macacos e região, entidade localizada na zona rural da cidade de São Julião. A matéria segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça.



Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles