Marden Menezes comenta queda de Piripiri em ranking de saúde

por Katya D'Angelles publicado 24/10/2023 15h45, última modificação 24/10/2023 16h21
O deputado criticou a atual gestão municipal, dizendo a cidade caiu 150 posições no ranking do Previne Brasil

O deputado Marden Menezes (PP) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta terça-feira (24) para repercutir a queda do município de Piripiri no ranking do Previne Brasil – programa que estabeleceu nova forma de financiamento e alterou algumas formas de repasses de verbas às cidades.

“O Ministério da Saúde divulgou recentemente o ranking, resultado do Previne Brasil, que é um índice que aponta o desempenho de cada prefeitura de cada município na oferta dos serviços de saúde para a população. E nesses três anos da gestão da prefeita de Piripiri, a nossa cidade caiu 150 posições no ranking do Ministério da Saúde. Hoje ocupa a 200ª posição, estando, portanto, entre os municípios nordestinos e brasileiros com a pior saúde pública municipal”, afirma Marden Menezes.

O parlamentar disse que a população da cidade tem sofrido, especialmente a população mais pobre, pois tem faltado prevenção, acompanhamento e atenção básica, “o que acarreta em agravamento de doenças que poderiam ser evitadas, ou até mesmo prevenidas caso o município oferecesse os serviços adequados”, disse.

Com diminuição da nota no Programa, conforme o deputado, mais um problema é gerado: a perda de recursos para a saúde de Piripiri, pois “os repasses do Governo Federal são feitos de acordo com a nota no Previne Brasil”, finaliza.

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles