Lidos dois projetos de lei que tratam de pisos salariais de categorias da Saúde

por paulo — publicado 23/08/2022 14h23, última modificação 23/08/2022 14h23
Propostas tratam do piso dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e dos psicólogos no estado do Piauí.
Lidos dois projetos de lei que tratam de pisos salariais de categorias da Saúde

Assembleia Legislativa do Piauí

Dois projetos, de autoria do deputado Marden Menezes (Progressistas) e Teresa Britto (PV), que tratam do piso salarial de categorias da Saúde, foram lidos na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí desta terça-feira (23).

O primeiro trata de enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem e objetiva a fixação de um piso mínimo para essas categorias. Já o segundo, estabelece os valores salariais que devem ser pagos à categoria dos psicólogos no estado do Piauí.

A partir de agora, esses projetos seguem para tramitação nas Comissões Técnicas onde serão avaliados pelos demais parlamentares. A primeira análise é feita na Comissão de Constituição e Justiça.

REQUERIMENTOS - 11 novos requerimentos foram apresentados na sessão plenária. A deputada Teresa Britto solicitou a sua reintegração à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a pavimentação de um trecho da PI-140 que se liga à BR-020 nas proximidades de São Raimundo Nonato.

Ainda sobre estradas, Warton Lacerda (PT) requereu asfalto para a estrada que liga Altos a José de Freitas e Gessivaldo isaías (Republicanos) duas lombadas na rodovia que passa pela Localidade Pantanal no município de Boa Hora. O mesmo parlamentar requereu obras de drenagem na rua 5 do Jardim Europa, em Teresina, e a climatização das salas de aula da Unidade Escolar Luís Fortes em Luís Correia.

Também sobre escolas, mas em Teresina, Francisco Limma (PT) requereu que o Governo do Estado ceda um imóvel localizado no Centro para a Prefeitura. O mesmo parlamentar pede que a Equatorial mude de monofásica para trifásica a distribuição de energia em localidade da zona rural de Colônia do Gurguéia. Voltando à capital, o deputado requer um posto de saúde e aumento do patrulhamento no Parque Vitória.

Quem também apresentou requerimento foi o deputado Henrique Pires (MDB), que solicita do Instituto de Assistência e Previdência Privada do Estado do Piauí informações sobre o cadastramento de profissionais de fisioterapia urológica para atender pelo plano.

DEFENSORIA PÚBLICA - A Defensoria Pública do Estado do Piauí encaminhou dois projetos de lei para apreciação dos deputados na Alepi. Um deles, cria o Diário Oficial Eletrônico do órgão seguindo demanda legislativa nacional. O segundo altera a legislação acerca da contratação de estagiários, inclusive, tratando sobre percentuais de cotas.

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles